20/12/2011 - Saúde Estadual e Conselho de Enfermagem firmam convênio no combate à dengue



A partir desta segunda-feira (19/12), uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Conselho de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS) passa a garantir a realização de ações conjuntas para o controle da dengue no Estado.  

O termo de capacitação técnica prevê o planejamento de ações comunitárias em locais estratégicos (onde pode haver infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença), juntamente com a  disponbibilidade de divulgação  epidemiológica no portal de eventos do Coren/RS, revistas e boletins da instituição. A iniciativa também poderá abranger ações junto à rede privada. 

A intensificação das ações do Governo do Estado contra a dengue inclui ainda o repasse de R$ 2,4 milhões para 120 municípios em recursos extras para o combate da doença. Em 2011, o RS apresentou uma significativa redução nos casos de dengue. Até o momento, foram confirmados 301 casos (103 importados e 198 autóctones, ou seja, contraídos em território gaúcho). Em todo o ano de 2010, foram quase 3,5 mil casos confirmados da doença. 

Participaram da assinatura do termo, o secretário Ciro Simoni, a conselheira -secretária do Coren/RS, Gisele Cristina, Tertuliano e Marlina Bercini, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Fonte: http://www.saude.rs.gov.br

Termo foi assinado na Secretaria Estadual da Saúde -Foto: Andréa Menezes