16/01/2012 - Aedes aegypti: começa dia 23 o primeiro levantamento do ano



Na próxima segunda-feira, 23, começam os trabalhos da primeira edição deste ano do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), produzido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os resultados vão subsidiar a avaliação de risco para a dengue na capital gaúcha. O LIRAa é uma das ferramentas utilizadas pela Vigilância de Saúde para orientar as ações de controle da dengue, priorizando áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor.

O levantamento se estende até o dia 27 de janeiro e deve inspecionar 12 mil casas e edifícios, distribuídos nos 82 bairros da cidade. Conforme a metodologia do Ministério da Saúde, os quarteirões nesses bairros serão amostrados por sorteio. Ao todo, estarão atuando 120 agentes e supervisores nas atividades do levantamento. Os dados obtidos neste LIRAa vão subsidiar as ações de uma nova Operação de Combate à Dengue.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Maria Mercedes Bendati, pede o apoio da população, no sentido de receber e facilitar o trabalho das equipes que vão atuar em todas as zonas da cidade. “Contamos com a colaboração de todos, para que possamos coletar informações e avaliar a infestação do mosquito, indicando a situação de risco dos bairros da cidade. A partir dos resultados iremos planejar a atuação do Controle Operacional da Dengue na cidade", adiantou.
Texto de: Denise de Fatima Rigão Righi
Edição de: Caco Belmonte
Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br