01/02/2012 - Hanseníase é tema de seminário



A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a cidade do Rio de Janeiro para a inauguração do 1º Seminário Internacional de Hanseníase e Direitos Humanos, que ocorre no dia 1 de fevereiro, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, lembrado sempre no último domingo de janeiro. Durante o evento, o embaixador da ONU para eliminação da hanseníase no mundo, o japonês Yohei Sasakawa, lançará o Apelo Global 2012 Contra a Hanseníase.

A escolha do Brasil como anfitrião se deve ao protagonismo na luta pelos direitos humanos dos atingidos pela doença: o país foi o segundo a indenizar os submetidos ao isolamento compulsório nos hospitais colônia e poderá ser o primeiro a conceder medidas reparatórias aos filhos separados dos pais durante a vigência dessa política.

Além de debater as possíveis medidas para a indenização das vítimas da alienação parental, o seminário alerta para a importância de promover ações para prevenção e tratamento da doença e o combate ao preconceito. "A hanseníase tem cura. Porém, a discriminação afasta muitas pessoas dos postos de saúde", alerta o conselheiro nacional de saúde, Artur Custódio.

A programação inclui palestras, mesa de discussão sobre o panorama da doença no Brasil e América Latina e o lançamento do Apelo Global 2012 contra a Hanseníase no Rio de Janeiro.
Fonte: Correio do Povo, 31.1.2012