07/02/2012 - Novos Enfermeiros-fiscais iniciam treinamento



O primeiro grupo de Enfermeiros-fiscais aprovados no concurso realizado em setembro de 2011 inicia, nesta terça-feira (7), com agenda de treinamento que começa hoje e termina em dois meses. A capacitação tem objetivo de preparar os profissionais para o desenvolvimento de ações fiscalizatórias nas regiões de jurisdição do COREN-RS, que abrange todo o Rio Grande do Sul.

De acordo com Dr. Enock Luis Ribeiro da Silva, Colaborador Convidado da Junta Governativa, o programa do treinamento é composto de parte teórica  embasada na Resolução Cofen Nº 374/2011, que normatiza o funcionamento do Sistema de Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem.
“A capacitação é lastreada em processo educativo, com oferecimento de conhecimentos específicos de legislação, de valores éticos e valorização do trabalho em Enfermagem”, enfatiza Ribeiro .

Já o presidente da Junta Governativa, Dr. Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, ressalta a relevância social das atividades da fiscalização. “A presença do Enfermeiro-fiscal nas instituições tem objetivo de fiscalizar, mas sobretudo de orientar. A fiscalização orientativa minimiza erros de imperícia, imprudência e negligência e consolida a credibilidade da nossa profissão junto à sociedade”, atesta Albuquerque.

Ingressam nesta data as Enfermeiras:  Flávia Aline Carneiro; Daiana Cristine Cocconi; Daisy Vanessa Trindade Duarte; Camila Antonello Pastoriza; Helen Mendonça da Rosa; Daiane Pereira Agnes e Rafaela Morgana Galvão Medeiros.