13/02/2012 - Verão Numa Boa - Secretário da Saúde faz roteiro pelo Litoral Norte



O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, participou, nesta sexta-feira (10), de ações do programa Verão numa Boa no Litoral Norte.

Osório
O roteiro iniciou por Osório, onde o secretário participou do ato de assinatura pelo prefeito Romildo Bolzan Junior da ordem de serviço para início da obra da UTI e do centro de diagnóstico e emergência do Hospital São Vicente de Paulo. O secretário repassou à instituição recursos para equipar a Unidade Psiquiátrica e para construção da Unidade de Pediatria, em convênio que já havia sido assinado em dezembro de 2011. Os repasses são de R$ 725.620 para a Unidade de Pediatria e R$ 121.767 para a aquisição de equipamentos. O evento foi realizado no auditório Dr. Flávio Silveira com a presença de autoridades municipais.

Tramandaí
Simoni participou da inauguração da nova área da Emergência do Hospital Tramandaí, uma reforma que adequou o espaço ao modelo de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento a pacientes de maior gravidade.
Para o diretor geral da Fundação Hospitalar de Sapucaia do Sul, Juarez Verba, da qual o Hospital Tramandaí é filial, a inauguração marca o início de uma nova lógica de atendimento, "mais justo, que tem por critério a gravidade de cada paciente, e que fortalece o Sistema Único de Saúde", disse.

O secretário Simoni destacou a qualidade dos hospitais de Capão da Canoa, Torres, Osório e, agora, Tramandaí que, "juntos, garantem a construção de uma região de saúde no Litoral Norte".

Também participaram da cerimônia o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, o vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Ibanor Catto, o secretário da Saúde de Sapucaia do Sul, José Wink, o coordenador da 18º Coordenadoria de Saúde, Luis Genaro Ladereche Figoli, entre outras autoridades, servidores, funcionários e comunidade local.

Arroio do Sal
Simoni almoçou com o prefeito Luciano Pinto da Silva e anunciou que está em fase final a liberação de recursos para a construção de um novo Posto de Saúde no município.

Imbé
Em entrevista à Rádio Litoral AM, Simoni deu um relato da ações da secretaria na região. Ele afirmou que está em estudo a possibilidade de manter as ambulâncias que atendem as estradas do litoral no veraneio durante os finais de semana no período da baixa temporada.

Torres
O secretário foi recebido pela direção do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e pelo secretário municipal da Saúde, Valmir Daitx Alexandre, e deu um relato dos investimentos do Governo do Estado na cidade. Ele visitou também o Posto 24 horas, onde conversou com funcionários e veranistas.

Fonte: Secretaria da Saúde RS