23/03/2012 - Enfermeira do HC e filha são destaques na luta contra a tuberculose

Projeto Fundo Global TB – Brasil e PNCT – Saiu o resultado do concurso cultural “Juntos pelo fim da

Promovido pelo Projeto Fundo Global Tuberculose – Brasil em parceria com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde, o concurso selecionou um novo símbolo que representa a união de esforços do poder público e toda a sociedade para o fim da tuberculose e será utilizado em campanhas e ações de controle da doença em todo o país.
Os três melhores trabalhos e os respectivos autores serão apresentados e receberão premiação das mãos do ministro Alexandre Padilha, na manhã da próxima segunda-feira (dia 26), durante solenidade que marcará a edição 2012 do Dia mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), a ser realizada no Ministério da Saúde.

Os vencedores foram: 1° lugar) Carlos Sarina designer gráfico da Fiocruz, Brasília-DF; 2° lugar) Maria Eduarda de Castro Azevedo Estrela (11 anos) que criou uma logo com apoio da mãe, a enfermeira do Hospital Centenário Fernanda Estrella, de São Leopoldo-RS; 3° lugar) Hilton Azevedo Barbosa, publicitário da Secretaria de Saúde de Olinda-PE.

A comissão julgadora se reuniu na última quinta-feira (dia 15) na sede da OPAS, em Brasília, quando foram classificados os 12 melhores trabalhos segundo critérios de originalidade, criatividade, adequação e pertinência ao slogan “Juntos pelo fim da tuberculose”.

Ao todo, foram inscritos 47 trabalhos. Destes, 13 foram desclassificados por não cumprirem as exigências do edital. Dos 34 trabalhos avaliados pela comissão julgadora, 17 foram votados. Os 12 trabalhos melhor classificados ainda integrarão um calendário a ser produzido e distribuído pelo PNCT.

Participaram da seleção: Draurio Barreira, coordenador do PNCT; Alfonso Tenório, Consultor Internacional para Tuberculose da OPAS-Brasil; Mônica Gill, jornalista e coordenadora do Núcleo de Comunicação da SVS; Cristina Ruas, jornalista e consultora técnica do Projeto Fundo Global TB-Brasil; e Márcia Ribas, representando o Fórum Permanente de ONGs/Aids do DF.

Segundo o coordenador do PNCT, Draurio Barreira, o símbolo escolhido representa a união de entidades da sociedade civil e do governo pelo fim da tuberculose, essa doença milenar que carrega o estigma da pobreza, da exclusão social.
 
Conheça os autores dos 12 melhores trabalhos:
 
 1º colocado: Carlos Sarina – Brasília/DF
 2º colocado: Maria Eduarda de Castro Estrella – São Leopoldo – RS
 3º colocado: Hilton Azevedo Barbosa – Recife – PE
 4º colocado: André Santos – Atibaia – SP
 5º colocado: Hilton Azevedo Barbosa – Recife- PE
 6º colocado: Francélio Parente Hardi – Boa Vista – RR
 7º colocado: Vera Wolk – Canoas – RS
 8º colocado: Francélio Parente Hardi – Boa Vista – RR
 9º colocado: Hilton Azevedo Barbosa – Recife- PE
 10º colocado: Ana Leila Gonçalves – Mesquita – RJ
 11º colocado: Michele Metz – Porto Alegre – RS
 12º colocado: Nadir Cristiane Brandão Amorim – Rio de Janeiro – RJ

Fonte: www.hospitalcentenario.com.br