26/04/2012 - COREN-RS acompanha situação da Emergência do Conceição



Na última segunda-feira, 23, uma equipe da Fiscalização do COREN-RS visitou a Emergência do Hospital Conceição  (GHC). Na abordagem, os Enfermeiros-fiscais Camila Pastoriza, Daiane Agnes, Rafael Pereira e Rafaela Galvão averiguaram as condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem e as condutas adotadas diante dos problemas decorrentes da superlotação do setor.

Na oportunidade, foi constatada que a taxa de ocupação, de 296%, ultrapassou a expectativa da instituição – preparada para acomodar até 50 pessoas  na emergência.

“Encontramos 148 pacientes internados em condições precárias de atendimento e acomodação – em macas, cadeiras e poltronas”, chama atenção Iselde Buchner, Assessora Técnica Administrativa da Fiscalização do COREN-RS.

De acordo com a Fiscalização do COREN-RS, o Hospital Conceição já adota medidas para priorizar os atendimentos conforme a gravidade. Para isso, utiliza, desde 2010, o Sistema de Classificação de Risco através do Protocolo de Manchester e desenvolve planos estratégicos juntamente com as esferas Estaduais e Federais buscando adequação dos fluxos de atendimento.

Iselde reafirma que a Fiscalização do Conselho mantém acompanhamento constante no que se refere ao assessoramento às coordenações de Enfermagem da Emergência do GHC, buscando, além do saneamento de aspectos físicos, o dimensionamento dos profissionais de Enfermagem do setor.