25/04/2012 - Representante de enfermeiros pede rejeição do projeto do Ato Médico



Em audiência para subsidiar o exame do substitutivo (SDC 268/2002) da Câmara dos Deputados ao projeto conhecido como “Ato Médico”, o primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Antônio Marcos Freire Gomes, defendeu a rejeição da proposta.

De acordo com Gomes, os enfermeiros não estão tentando afirmar uma posição corporativa. Segundo disse, a regularização da atividade dos médicos nos termos do substitutivo que veio da Câmara prejudicará a população. Por isso, ele defendeu a rejeição do texto.

- Não adianta estarmos fazendo um debate em causa própria. Objetivamente, temos que pensar em beneficiar a população. Se há efetivamente risco para a saúde da população, temos que rechaçar a proposta – disse.

Ele disse causar “espanto” a persistência de entidades da área médica em buscar “reserva de mercado” que, como argumentou, não seria mais coerente com a realidade brasileira.

O debate está sendo realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) a pedido do relator da matéria, senador Cássio Cunha Lima (PSDB- PB).

Fonte: Agência Senado