08/05/2012 - Nova Gestão do Coren é empossada

Diversas lideranças prestigiaram o evento e lotaram o Auditório Dante Barone

Com a presença da Presidenta do Conselho Federal de Enfermagem Márcia Krempel e um discurso de posse marcado por questões prioritárias para a categoria da enfermagem como o Correto Dimensionamento de Pessoal, as 30 Horas e o Piso Salarial, a nova Presidência do COREN-RS tomou posse as 19h30 da noite de ontem, perante um auditório Dante Barone lotado.

 

O Presidente da Junta Governativa e atual Vice Presidente do Conselho Federal de Enfermagem Dr. Osvaldo Albuquerque Sousa Filho deu a posse ao cargo de Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, ao Enfermeiro Ricardo Roberson Rivero. A seguir o já empossado Presidente Enfermeiro Ricardo Roberson Rivero deu posse ao cargo de Secretário ao Conselheiro Enfermeiro Claudir Lopes da Silva, bem como ao cargo de Delegado Eleitoral e para o cargo de Tesoureiro ao Conselheiro Técnico de Enfermagem Fabrício dos Santos, constituindo-se assim a nova Diretoria do COREN-RS.

 

Em seu discurso de posse o Presidente Ricardo Rivero definiu que esta gestão do COREN-RS pretende atuar não só na fiscalização e na orientação, mas também na defesa da categoria. Segundo Rivero “Com a parceria das entidades representativas da classe, somada a uma forte articulação com o poder legislativo e executivo, queremos criar as condições favoráveis para aprovar o Projeto de Lei 2295 de 2000 que regulamenta às 30 horas e que o Projeto de Lei 4924 de 2009, que institui o Piso Salarial, tramite com mais celeridade na Câmara Federal e saia do papel”. Rivero chamou atenção para a necessidade das entidades representativas como Conselho Federal de Enfermagem, o Sindicato dos Enfermeiros, o Sindisaúde, a Federação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, o Conselho Federal de Enfermagem, a ABEN e a Federação Nacional dos Enfermeiros trabalharem unidas na luta por condições mais justas para o exercício da profissão.

 

A Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Márcia Krempel, destacou que “das 424 urnas espalhadas por 59 cidades gaúchas, prevaleceu a idéia de que  a mudança depende de todos e essa idéia se tornou verdadeira porque o Rio Grande do Sul teve a maior proporção de votantes entre todos os Estados da Federação. Mais do que um sucesso para nosso processo eleitoral, foi uma demonstração de que a mudança era necessária e desejada”.

 

A nova gestão apresentou em linhas gerais alguns dos principais projetos como a Prestação de contas on-line, o Planejamento Estratégico Participativo para a Gestão 2012-2014, o Coren Móvel e o projeto Conselheiro Presente. Ficou evidenciado que o Conselho Regional de Enfermagem será um órgão bastante presente e próximo dos inscritos, no interior e na capital.

 

Os demais Conselheiros Efetivos empossados são Enfermeira Tânia de Fátima Oliveira da Silva, que também é Delegada Eleitoral Suplente; Enfermeira Fabiana dos Santos Rosa; Técnica de Enfermagem Janaina Ogliari e a Auxiliar de Enfermagem Luci Teresinha Machado Malickovski. Os Conselheiros Suplentes são Enfermeira Aline Alves Veleda, Enfermeira Ana Rita Rossato, Enfermeira Fabiana Schneider, Enfermeira Ires Maria da Silva, Técnico em Enfermagem Abelardo Gomes, Técnico em enfermagem Craina Pinto Costa, Técnico em Enfermagem Carmen Roseli Savaris. Os conselheiros empossados exerceram seus mandatos no período de 23/04/2012 a 31/12/2014.

 

Compuseram a mesa da solenidade a Presidente do COFEN, Doutora Enfermeira Márcia Krempel; o Presidente da Junta Governativa do COREN-RS, Enfermeiro Osvaldo Albuquerque; o Deputado Federal Jerônimo Goergen, representante da Câmara dos Deputados; a Deputada Federal Manuela D´Ávila, Vice-líder do Governo Federal no Congresso Nacional; o Deputado Federal José Stédile; o Deputado Estadual Edson Brum, representante da Assembléia Legislativa; o Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira como representante do Governo do Estado; o Conselheiro Federal Enfermeiro Gelson Albuquerque; a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem,  Enfermeira Terezinha Valduga Cardoso; a Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS, Enfermeira Nelci Dias; o Presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (FESSERS), Milton Kempfel e o Presidente do Sindisaúde do RS, Gilmar Luiz de França.

 

Prestigiaram o evento também Marco Aurélio Ferreira, Chefe de Gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos; Carlos Carvalho Coordenador do Escritório da Senadora em Porto Alegre; Deputado Federal Vilson Covatti; Deputado Estadual Ernani Pólo; Deputado Estadual Pedro Westhphalen; Deputada Estadual Silvana Covatti; Deputada Estadual Zilá Breitenback; Vereador Kevin Krieger, Vereador Marcio Bins Ely; Vereador Doutor Goulart, Vereador Doutor Tiago; Superintendente do Ensino Profissional do Estado, Pedro Maboni; Carmen Franco, Presidente do Conselho de Nutrição, o Diretor do Hospital Conceição, Neio Lucio Fraga; Representante da Federação dos Hospitais do RS Cláudio Algayer, Denis Adir Mapelli, Coordenador dos Cursos Técnicos da Área da Saúde, além de Secretários Municipais, Vice-Prefeitos e lideranças de todo o Estado.