29/05/2012 - O Conselheiro Enfermeiro Claudir Lopes é o Coordenador Estadual da pesquisa Perfil da Enfermagem

Pesquisa permitirá a formulação de políticas públicas eficientes

O Conselheiro Enfermeiro Claudir Lopes é escolhido Coordenador Estadual da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil.

A pesquisa é uma iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) juntamente com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e será realizada através de convênio com a entidade, assinado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Segundo o Conselheiro Claudir Lopes, esta pesquisa permitirá estabelecer a situação atual da categoria no país, sua origem sócio-econômica, suas demandas, como estão inseridos ou não no mercado, aspectos da formação profissional, remuneração e participação sócio-política. "Uma vez que este perfil esteja traçado será possível que nossos representantes tracem políticas públicas alinhadas com a realidade dos profissionais. Será um grande avanço para a categoria e dará visibilidade a esta parcela da sociedade, responsável por mais de 60% da força de trabalho da saúde no Brasil".

A pesquisa buscará caracterizar através de um levantamento amostral o contingente de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em atividade no país, enfocando aspectos sociodemográficos, formação profissional e acesso à informação técnico-científico, o mundo do trabalho e aspectos político-ideológico.

Para alcançar este objetivo a pesquisa se baseará nos dados de todas as unidades da federação, e posteriormente, de cada região brasileira, para somente então traçar o Perfil da Enfermagem do Brasil. A amostra será basicamente constituída pelas seguintes variáveis: sexo, idade, localização geográfica, proporção de profissionais segundo unidades da federação. O tamanho de cada amostra regional será distribuído proporcionalmente ao números de profissionais em cada unidade da federação. Os dados serão coletados por um questionário específico enviado pelo COFEN aos sujeitos selecionados na amostra considerando as três categorias de enfermagem: enfermeiro, técnicos e auxiliares. O questionário poderá também ser respondido através dos sites das instituições (COFEN e ABEn) nos níveis nacional e regional.

Os resultados da pesquisa serão divulgados por meio de relatórios, e posteriormente serão encaminhados para as instituições parceiras e demandantes dessa pesquisa. O presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, explicou que, além da importância de referência nacional e internacional, espera-se que o produto deste estudo, que qualifica a oferta e demanda dos trabalhadores da enfermagem brasileira, possa contribuir para a formulação de políticas públicas tanto no setor saúde quanto no educacional, no que se refere aos aspectos de gestão, da regulação e da educação da enfermagem tendo em vista a sua inserção no Sistema Único de Saúde (SUS).

Já está no ar o website da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil: http://www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem/
Nele, além do internauta poder saber mais sobre a pesquisa, os profissionais (enfermeiros, técnicos e auxiliares) sorteados na composição da amostra poderão, através do Fale Conosco tirar dúvidas sobre o preenchimento, recebimento ou devolução do questionário. Em breve, a Coordenação Nacional disponibilizará, também, o questionário para preenchimento on line por aqueles profissionais que tiverem seus números de registro selecionados na amostra e reconhecidos pelo sistema. Existe também um blog: www.perfildaenfermagemnobrasil.blogspot.com.br

 
Esta pesquisa é fruto de uma parceria entre a FIOCRUZ com o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn e a Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério da Saúde, além da Rede ObservaRH, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde – CNTS, da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – ANATEN e do Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.