19/06/2012 - Coren-RS trabalha pela revogação da RDC nº 26

Articulação envolve AMIB, ABENTI, SOTIRGS e Bancada Gaúcha em Brasília

O presidente Ricardo Rivero aproveitou a sua ida a Brasília para conversar com a Bancada Gaúcha sobre a necessidade de se revogar a RDC nº 26. Na ocasião, um grupo formado pela assessora Fernanda Barth, pela Enfermeira Drª Débora Feijó Vieira, Vice-Presidente da ABENTI e Presidente do Departamento de Enfermagem AMIB e pelo Enfermeiro Enfermeiro-Chefe de Enfermagem da UTI 3 do CTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, percorreram os gabinetes dos Deputados Gaúchos distribuindo um estudo que mostra o impacto negativo da RDC sobre a saúde pública, ao diminuir o numero de enfermeiros por paciente dentro das UTIs.

Durante a tarde o Presidente do Coren-RS conversou sobre o tema com o Líder da Bancada, Deputado Renato Moelling, cuja atuação marcante permitiu a aprovação da MP 559. O Deputado Moelling comentou da sua preocupação com a decisão da ANVISA e salientou que vai trabalhar coletivamente pela reversão da decisão. Rivero explicou que é o próprio conceito de UTI que está em jogo, visto que é impossível um Cuidado Intesivo com um enfermeiro cuidando de dez pacientes. 

Os deputados gaúchos se mostraram bastante sensibilizados e comprometidos com a causa, colocando que é imoral cortar orçamento e pessoal na saúde de nosso País e que quem deve legislar sobre o tema é a Câmara dos Deputados. Rivero contou aos Deputados que o site do COREN-RS irá publicar todas as manifestações e ações da bancada contra a RDC nº 26 e que fará um painel com o nome dos Deputados que apoiam as causas da categoria.