22/06/2012 - Chegamos aos primeiros 60 dias de gestão

Ao lado dos inscritos queremos transformar a realidade da categoria

Caros colegas Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem, estamos chegando aos nossos primeiros 60 dias de gestão. A nova gestão do COREN está trabalhando, além das atribuições legais do Conselho, na promoção da aproximação com os inscritos, através de uma gestão participativa e democrática e na aproximação com as diversas entidades representativas da categoria, além dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Entendemos que precisamos nos fortalecer e nos unir como categoria porque unidos, temos mais condições de fazer valer a nossa voz e tirar demandas históricas do papel. E também precisamos sensibilizar a sociedade e as mais diversas lideranças para a importância das nossas questões, demonstrando que estamos todos interligados, que as demandas que a nossa categoria busca tem consequências bastante abrangentes.
As 30 Horas, por exemplo. A regulamentação da carga horária da enfermagem ou a falta desta regulamentação afeta a qualidade dos serviços de saúde prestados e isto afeta a todos.A nossa categoria hoje soma mais de 60% da força dos trabalhadores de saúde no País. No Rio Grande do Sul somos mais de 138 mil inscritos. Sim, somos muitos mas a grande maioria de nós, ainda desconhecedores da nossa força. A categoria da enfermagem é uma das únicas do País que não tem regulamentação da carga horária. A PL 2295, que regulamenta as 30 Horas está desde o ano 2000 na Câmara dos Deputados esperando a atenção daqueles que deveriam nos representar. Já passou pelas principais Comissões da casa e está pronta para ser posta em votação. Cabe a presidência da casa querer por na pauta de votação. Mas por que isto não acontece? Ora, por vários interesses contrários, porque ainda somos uma categoria desarticulada, porque precisamos nos unir mais, mas também porque a sociedade não sabe por que ela também precisa das 30 Horas e, portanto, ainda não está conosco nesta luta.
Precisamos nos mobilizar neste sentido, trazendo a sociedade para o nosso lado, explicando que precisamos das 30 Horas e do correto dimensionamento de pessoal porque queremos garantir a segurança do paciente. Precisamos divulgar nossas demandas e dar visibilidade a elas e as nossas ações. A sociedade em geral, que é quem atendemos na ponta, precisa saber que o hospital é um ambiente em que o enfermeiro fica exposto a riscos biológicos e químicos, sofre forte carga emocional e física, atua em horários atípicos, com longas jornadas de trabalho, insuficiência de funcionários, carência de materiais e equipamentos, muitas vezes com baixos salários, sem autonomia e motivação. Que muitos profissionais estão sobrecarregados, com excesso de responsabilidades, e que isto pode por em risco sua saúde do profissional e do paciente. Que a sobrecarga é a principal causa de stress, além de ser uma das maiores causas de depressão crônica entre profissionais da categoria e do abandono da carreira.
O que nós estamos defendendo quando falamos das 30 Horas Já!, na verdade, é mais qualidade de vida para o trabalhador da saúde e, consequentemente, mais qualidade no atendimento direto a população. Estamos falando da Segurança do Paciente. Junte-se a nós nesta luta, unidos somos mais fortes e podemos mais. Nos comunicando com a sociedade, vamos conseguir apoio às nossas causas. Afinal: 30 Horas = Mais saúde para todos!
           
Enfermeiro Ricardo Rivero
Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul