25/06/2012 - Conselheiro representa COREN-RS no simulado de incêndio em Canoas



Neste sábado, dia 23 de junho, o Conselheiro Enfermeiro Abelardo Gomes representou o COREN-RS no 1º Simulado Regional da Defesa Civil, realizado no bairro Rio Branco, em Canoas. O objetivo da ação foi treinar e avaliar as ações conjuntas das equipes de socorro em casos de acidentes de múltiplas vítimas.

Na ação, foi simulado um acidente entre um caminhão tanque carregado com combustível e um carro de passeio, com geração de incêndio, próximo à área de duas empresas engarrafadoras de gás. Durante o combate a esta primeira ocorrência, ocorrida sobre o Dique da Rua Primavera, houve simulação de evacuação dos moradores, atendimento a feridos e transporte das vítimas para os hospitais. Na simulação de evacuação, os moradores foram retirados de suas residências e orientados a se encontrar em uma praça do bairro enquanto as equipes de socorro atendiam os feridos em um ponto de triagem montado na Rua Felipe Camarão. 

O Conselheiro Abelardo considerou positiva a ação, que permitiu ao grupo de enfermeiros e técnicos vivenciar sua atuação em desastres de grande proporção. O Conselheiro destacou ainda a interação dos órgãos envolvidos, que atuaram de forma uniforme e eficiente.

A simulação contou com a participação da Brigada Militar, SAMU, Bombeiros e fiscais de trânsito do município, além de voluntários que participaram como vítimas. Também estiveram presentes o Coordenador da Defesa Civil RS, Mauro Guedes, o Tenente Coronel da Brigada Militar, Oscar Moiano, o Prefeito e a Vice-Prefeita de Canoas, Jairo Jorge e Beth Colombo. No total, mais de 5 mil pessoas estiveram envolvidas no evento. Há previsão de realização de novas simulações no Estado, todas promovidas pela Defesa Civil, nas quais o COREN também estará presente.