17/08/2012 - Coren-RS participa do Fórum das 30h em Santa Maria



Na manhã de hoje, 17/08, o Coren-RS esteve presente na mobilização regional pelas 30 horas, na Câmara de Vereadores em Santa Maria. Na ocasião estiveram presentes delegações de Santa Maria, Canoas, Porto Alegre e Santiago. O tema central debatido pelos presentes foi a necessidade de haver uma maior união da categoria para fortalecida exercer pressão conjunta sobre os políticos que precisam votar a PL 2295. Também foi reforçada a necessidade das entidades representativas da categoria capitanearam no interior do Estado e na Capital  mobilizações públicas, para trazer a sociedade para dentro do debate.
O presidente do Sindisaúde-RS, Gilmar França, manifestou-se colocando que a OIT - Organização Internacional do Trabalho, reafirma que apesar de não termos uma jornada regulamentada por lei, a jornada correta é de 30 horas. Segundo Milton Kempfer, presidente da Feessers, precisamos construir uma maior articulação no sentido de unirmos os trabalhadores da saúde, tornando-os conscientes de sua força política. Para a enfermeira Terezinha Valduga, presidente da ABEn, se hoje lutamos pelas 30 horas, amanhã será pelo Piso, porque não podemos mais aceitar este salário indigno.
Segundo o enfermeiro Ricardo, presidente do Coren-RS, esta luta já vem de muito tempo, e se até hoje não conseguimos concretizá-la é porque as entidades representativas da categoria fizeram muito pouco ou quase nada nos últimos dez anos. "É chegada a hora da virada. Se hoje estamos todos unidos aqui é porque estamos preparados para começar esta mobilização massiva e pressionar as autoridades que governam este país pela aprovação das nossas demandas. Precisamos escolher neste ano eleitoral lideranças que nos representem, que tenham compromisso com a categoria e precisamos saber falar para o público externo também. De nada adiantará só ficarmos falando entre nós, debatendo internamente e nos convencendo do que já sabemos: que as 30 horas são indispensáveis para a categoria. Precisamos falar com a sociedade e explicar para ela que a questão é de saúde pública e envolve também a segurança do paciente e a qualidade dos serviços prestados para a população. "
O enfermeiro Ricardo Rivero compôs a mesa juntamente com o Deputado Estadual Valdeci Oliveira, o presidente do Sindisaúde-RS, Gilmar França, o presidente do Feessers, Milton Kempfer, a presidente da ABEn, Terezinha Valduga, a presidente do Sergs, Nelci Dias, a Coordenadora de Enfermagem da USM, Sueli Guerra, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Krum e representante do Deputado Federal Marco Maia.

Texto e fotos: Fernanda Barth