31/08/2012 - Coren-RS participa de audiência pelas 30 horas em Passo Fundo



O enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do COREN/RS, participou no dia 31 de agosto de nova audiência pública para debater as 30 horas da enfermagem, acompanhado pela assessora de articulação institucional da região, Silze Ribeiro. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Passo Fundo com o objetivo de conscientizar a sociedade e mobilizar a categoria para que a PL 2295/2000, que trata das 30 horas semanais destes profissionais, seja votada e implantada o mais breve possível. 

Também participaram do evento os deputados estaduais Diógenes Basegio, Valdeci Oliveira e Luciano Azevedo, o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, vereador Luiz Miguel Scheis, além de representantes de associações, sindicatos, instituições de saúde locais e regionais, estudantes e comitivas de Santa Maria, Canoas e Porto Alegre.

Em seu pronunciamento, o enfermeiro Ricardo citou sua experiência e dificuldades quando atuava em hospitais, muitas vezes enfrentando problemas que ainda são realidade em diversos locais, como falta de lugar específico para descanso ou lanche dos profissionais de enfermagem e a demanda excessiva de pacientes por profissional. Ele ainda ressaltou a mobilização do Estado pela implantação das 30 horas, especialmente pela forma articulada como os representantes de classe estão trabalhando e pela ampla divulgação que o COREN/RS vem realizando no interior, ouvindo as demandas e buscando a união dos enfermeiros e técnicos. “O Conselho se torna forte trabalhando junto com toda a categoria”, finalizou.

Santa Maria recebeu a primeira audiência pública no dia 17 deste mês e novos debates estão previstos para os municípios de Santa Rosa, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas.


Texto e fotos: Luísa Souza