06/09/2012 - Fórum de Interiorização de Santa Cruz do Sul lota auditório da Unisc

Atividades prosseguirão durante todo dia

Na manhã do dia 06 de setembro aconteceu a cerimônia de abertura do II Fórum de Interiorização do Coren-RS,que busca a aproximação com os inscritos do interior e a transmissão de conhecimento na área. O evento, realizado desta vez no município de Santa Cruz  do  Sul, contou com a inscrição de aproximadamente 500 pessoas, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e estudantes. Todos em busca de mais conhecimento e qualificação profissional.

No discurso de abertura o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, salientou que a iniciativa de trazer o Coren-RS para o interior, na forma de um Fórum, permite a troca e o intercâmbio de experiências e de conhecimento. "O evento possibilita o mapeamento das demandas da categoria e divulgar o cenário atual da enfermagem na imprensa local, sensibilizando a sociedade para as questões relevantes que vivemos", destacou Ricardo. O gerente de enfermagem do Hospital Santa Cruz elogiou a iniciativa de levar o Conselho ao encontro dos inscritos: "Tenho acompanhado a exaustiva agenda do presidente Ricardo no site do Conselho, iniciar uma gestão desta forma não é fácil. A categoria estava precisando e merecia um Coren assim." A enfermeira Claudia, representante do Sergs, comentou que o Sindicato dos Enfermeiros só dispõe de sede na capital, mas que também tem buscado os inscritos no interior, ação que considera indispensável. Para Claudia, a escolha do tema do Fórum, ao tratar de inovação, acertou o alvo: "temos que investir e incentivar a inovação, para que ela preceda as crises, e até as evite." O técnico em enfermagem José, representante do Sindisaude de Santa Cruz do Sul, teve uma fala contundente - "Parabenizo a iniciativa de trazer o Conselho para o Interior pois até pouco tempo estávamos esquecidos. Falar em construir um cenário Inovador da Enfermagem frente as instituições de saúde e perante a sociedade é muito oportuno. A sociedade precisa saber qual a situação verdadeira que a categoria enfrenta. É preciso olhar a questão salarial dos trabalhadores da Enfermagem e rever os valores que tem sido pagos aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem."

Compuseram a mesa o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, a enfª Vera Lúcia Ferreira da Silva, diretora de ações e programas de Saúde da Secretaria Municipal de Santa Cruz do Sul, Paulo Augusto Gomes, Delegado Regional da 13ª Coordenadoria da Saúde, Eltor Bruinig, Vice-Diretor da Unisc, Cassio Arend, Representante do Poder  Executivo, Fernando Wegner, Gerente de Enfermagem do Hospital Santa Cruz, a Diretora do SERGS  e  o Representante do Sindisaúde de Santa Cruz do Sul. Estiveram presentes ao evento os Conselheiros Abelardo Gomes e Luci Malickovski e o Conselheiro Secretário Claudir Lopes.

O evento prossegue durante todo o dia com uma apresentação sobre a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil e com as oficinas: Responsabilidade Técnica: Implicações e Responsabilidades, legislação e Código de Ética; Atendimento Pré-Hospitalar; CME; Teoria dos Vínculos e Unidade de Tratamento Intensivo. Ao final da tarde haverá uma simulação de acidente e resgate, no pátio da UNISC, com a participação do SAMU e do Corpo de Bombeiros.

Texto: Fernanda Barth

Fotos: Ataídes de Souza