12/09/2012 - Profissionais de enfermagem e socorristas: do you speak English?



De volta à sala de aula, o primeiro contato dos profissionais com o idioma aconteceu na quarta-feira, 22/8, na escola de Enfermagem da USP

Há cinco vagas abertas, gratuitas, para profissionais da área

As próximas segundas e quartas-feiras até 08 de outubro, na Escola de Enfermagem da USP, em São Paulo, profissionais da área da saúde iniciam a capacitação em Língua Inglesa por meio da solução English Around Health Emergencies – um conjunto de livros, aula presencial, plataforma online e de gravação de voz e acompanhamento online do professor, inédito no segmento. Desenvolvida pela Pearson Brasil e Editora Difusão, o objetivo é preparar esses profissionais a enfrentarem os atendimentos médicos a estrangeiros, cada vez mais frequentes no país, com foco na comunicação, na oralidade e desenvolvimento da fluência para as situações reais do cotidiano.

Situações práticas do pronto atendimento, com linguagem funcional, com vozes e personagens brasileiros falando em inglês, além de diálogos e ilustrações, formam o conteúdo do material, elaborado para a realidade brasileira, para ser o mais próximo possível do dia a dia desses profissionais.

O curso é presencial e permite prática à distância. Também inclui um componente on-line para o exercício da compreensão auditiva, além de atividades que treinam a pronúncia, por meio de uma ferramenta de gravação de voz e CD. A carga horária de cada módulo é de 10 semanas, sendo 3 horas presenciais por semana (30 horas) e método on-line. E, como diferencial competitivo, o aluno receberá certificado de conclusão creditado internacionalmente pelo maior organismo qualificador do Reino Unido.

A capacitação foi pensada, inicialmente, para auxiliar a reversão de um cenário já conhecido: apesar do idioma ser um diferencial no mercado de trabalho, tanto na conquista de uma vaga, quanto dentro da organização, apenas 3,4% da população consegue falar e entender o idioma fluentemente, conforme pesquisa da CATHO – Executivos 2011. E, atualmente, levando em consideração o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016. Somente durante o mês do evento esportivo mundial de 2014, o país deverá receber 600 mil turistas e espera alcançar, no mesmo ano, 7,2 milhões de visitantes estrangeiros graças ao impulso gerado pelo evento (dados do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur).

O entendimento e conversação na Língua Inglesa em situações de urgências médicas chega a ser questão de sobrevivência. Se um estrangeiro tiver que enfrentar algum incidente no Brasil e precisar de atendimento médico, é fundamental que ela consiga se comunicar no mesmo idioma, fornecer os dados básicos e explicar os sintomas. Essas são informações fundamentais para que a equipe de profissionais de urgência e emergência possa encaminhar o paciente para o especialista correto e seguir os procedimentos mais adequados.

Vagas abertas

Profissionais da área de saúde, com noções da Língua Inglesa, interessados na capacitação da Pearson Brasil e Difusão Editora, podem entrar em contato com o departamento de marketing – telefone 11 4227-9400 Ramal: 434 ou 436. Há cinco vagas gratuitas.

Data do início das aulas: segunda-feira, 08 de outubro de 2012. Aulas às segundas e quartas-feiras.

Horário: das 11h30 às 13h

Local: Escola de Enfermagem da USP

Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 – Cerqueira Cesar – São Paulo/SP

Fonte: Assessoria de Comunicação da USP