24/09/2012 - Inscreva-se hoje para o 64º CBEn

Congresso debaterá o Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário

O tema deste ano é o Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário. Empoderamento da enfermagem significa uma categoria consciente de sí, de seu tamanho, importância e força potencial mobilizadora e transformadora, capaz de sensibilizar a sociedade e a classe política em relação ao seu real papel na promoção da saúde pública e na segurança do paciente. Uma categoria empoderada, em aliança com o usuário, tem força redobrada na luta pelas suas demandas históricas. Pela importância deste assunto que a ABEn resolveu dedicar, este ano, o Congresso Brasileiro a debater este tema. Serão diversas rodadas de debates e mesas redondas com autoridades e profissionais estaduais, nacionais e da América Latina e Estados Unidos. Haverá também cursos, palestras e oficinas. A programação completa você confere no endereço: http://www.abeneventos.com.br/64cben/programacao.html
O 64º CBEn acontece de 29 de outubro a 1º de novembro no Centro de Eventos da PUC, Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 41, Porto Alegre/RS, Brasil. Telefone: (51) 3320-3566
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento: http://www.abeneventos.com.br/64cben/inscricoes.html
As inscrições tem valor especial para associados da ABEn e podem ser feitas com custo reduzido até o dia 15/10.

Maiores informações sobre o 64º CBEn:

OBJETIVOS
Para tanto, têm-se como objetivos para o 64º CBEn e 3º CLAHEn Geral:
• Propiciar discussões sobre o Empoderamento de enfermagem envolvendo seus aspectos conceituais, científicos e técnicos, sobre o processo e organização profissional como contribuição para a sociedade.

Específicos:
• Refletir sobre o Empoderamento da enfermagem;
• Propiciar espaço para discussão sobre a contribuição da pesquisa na construção da imagem profissional da enfermagem na sociedade;
• Propor intervenções nas políticas públicas de saúde que expressem o papel da enfermagem;
• Proporcionar espaço para a formulação de estratégias para a visibilidade profissional;
• Analisar a atuação da enfermagem nos cenários de trabalho com vistas ao fortalecimento do SUS;
• Estimular a formulação de alianças com os diversos segmentos do setor saúde para o empoderamento das relações da enfermagem com os usuários;
• Fortalecer as relações com o usuário para a construção de uma unidade política em defesa do SUS.


EIXOS TEMÁTICOS
Pretende-se que o desenvolvimento do Tema Central do 64º CBEn e 3º CLAHEn seja garantido pela exploração de três grandes eixos, os quais se articularão entre si e se desdobrarão numa intensa programação científica capaz de permitir a reflexão sobre como se tece o existir profissional da enfermagem.

Os três eixos que compõem o Tema Central são:
1- Historicidade da Enfermagem  nos espaços de poder
2- Empoderamento da Enfermagem na contemporaneidade
3- Empoderamento do usuário para  o controle social

Tema síntese
4- A aliança da Enfermagem com o usuário na defesa do SUS

INFORMAÇÕES SOBRE O 3º CLAHEn
O eixo do Tema Central do 64º CBEn - Historicidade da Enfermagem  nos espaços de poder  - será desenvolvido no 3º CLAHEn, com os seguintes objetivos:

- Socializar experiências e fomentar intercâmbios entre profissionais interessados em história da Enfermagem da América Latina;
- Refletir acerca dos desafios e as tendências do ensino e da pesquisa em História da Enfermagem;
- Discutir acerca dos desafios éticos na produção e divulgação das pesquisas de História da Enfermagem.

O público alvo do evento se constituirá de enfermeiros e outros profissionais interessados na História da Enfermagem, alunos de graduação em enfermagem e de áreas afins, do Brasil e de outros países da América Latina.

O eixo do Tema Central do 64º CBEn, Historicidade da Enfermagem  nos espaços de poder, será desenvolvido em  três tópicos, a saber:

1) A construção do saber da História de Enfermagem;
2) Visibilidade das Redes de História de Enfermagem nas Comunidades Científicas das Américas;
3) O ensino e a pesquisa em História de Enfermagem, a serem apresentados por conferencistas nacionais e estrangeiros.

As ementas de cada tópico são:
A construção do saber da História da Enfermagem. Desenvolvimento da enfermagem no Brasil e na América- latina; Trajetória das Entidades Associativas; História de Instituições de Assistência e deEnsino; Estudos Biográficos; Identidade profissional da enfermagem.

Visibilidade das Redes de História de Enfermagem nas Comunidades Científicas das Américas. Criação, Organização e desenvolvimento de Grupos de Pesquisa em História da Enfermagem; Propostas/Projetos de divulgação de fontes históricas para História da Enfermagem; Interdisciplinaridade.

O ensino e a pesquisa em História da Enfermagem. Metodologia da Pesquisa Histórica; Desenvolvimento do ensino de História da Enfermagem na Graduação e na Pós-Graduação; Organização de Acervos Históricos; aplicação de referenciais teóricos nas Pesquisas de História da Enfermagem.

Texto: Fernanda barth