12/09/2012 - Coren-RS participa de mobilização pelas 30h em Canoas

Caminhada contou com a presença de diversas entidades representativas

Na quarta-feira, dia 12 de setembro, a Enfermagem de Canoas organizou uma caminhada de mobilização pela regulamentação da carga horárias das 30 Horas. Estiveram presentes o Enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, as Conselheiras Carmen Savaris, Ana Rita Scheffer Rossato e Luci Malickovski, o presidente do Sindisaúde-RS, Gilmar França, a presidente da ABEn, Terezinha Valduga e as representantes do Sergs. O ato contou com a presença de mais de 200 pessoas além de receber o apoio de outras categorias como a Assistência Social, a Odontologia e os Farmacêuticos. O foco era a sensibilzação da sociedade e da classe política. A caminhada começou as 11h30 da manhã e terminou as 12h30, em manifestação em frente a Câmara dos Vereadores de Canoas.

O Coren-RS aproveitou a ocasião e esteve distribuindo para a sociedade um manifesto:

" O COREN-RS está na defesa das 30 Horas Já!

A reivindicação pela regulamentação da carga horária é antiga, vem desde 1955. Hoje a PL 2295/2000 está na Câmara dos Deputados, esperando para entrar na pauta de votação.

No Brasil somos cerca de 1,8 milhão de profissionais.

No Rio Grande do Sul somos mais de 138 mil inscritos.

Hoje os Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem, soma mais de 60% da força dos trabalhadores de saúde no País.
Como pode esta profissão ainda ser uma das únicas no país que ainda não tem sua carga horária regulamentada, podendo chegar até 70 Horas?

Por que precisamos das 30 Horas?
o hospital é um ambiente em que o enfermeiro fica exposto a riscos biológicos e químicos, sofre forte carga emocional e física, atua em horários atípicos, com longas jornadas de trabalho, insuficiência de funcionários, carência de materiais e equipamentos, muitas vezes com baixos salários, sem autonomia e motivação. Que muitos profissionais estão sobrecarregados, com excesso de responsabilidades, e que isto pode por em risco sua saúde do profissional e do paciente. Que a sobrecarga é a principal causa de stress, além de ser uma das maiores causas de depressão crônica entre profissionais da categoria e do abandono da carreira.

Nós queremos mais qualidade de vida para o trabalhador da saúde, e conseqüentemente, teremos um ganho de qualidade no atendimento direto a população. Funcionários motivados produzem serviços de boa qualidade, contribuindo para que os usuários estejam satisfeitos.
O que nós estamos defendendo quando falamos das 30 Horas Já! é a Segurança do Paciente. Junte-se a nós nesta luta. Precisamos do seu apoio a esta causa. Afinal, 30 horas é mais saúde para todos!"

Texto e fotos: Fernanda Barth