14/09/2012 - Do grupo representante dos Servidores Administrativos do HUSM

Para conhecimento dos colegas da Enfermagem

Aos membros do CONAD

Tendo em vista a Portaria nº 63.161, do 31 de agosto de 2.012, do Magnífico Reitor, que trata sobre o horário de funcionamento do HUSM e a jornada de trabalho, vimos através deste oferecer subsídios desta área para ampliar o debate na próxima reunião do CONAD, dia 13/09/2012.
Alguns pontos que os servidores reivindicam são:
Pela unidade de todos os servidores do HUSM;
Servidores do HUSM com direitos, deveres e carga horária iguais. Somos todos Servidores da saúde voltados ao atendimento dos pacientes desde a recepção ao tratamento médico;
Todos os servidores do HUSM pertencem a uma única unidade de saúde que trabalham e atendem pacientes da saúde e não podem ser diferenciados entre si dentro do mesmo ambiente, da mesma área e da mesma instituição de saúde.
Porque somos diferentes dos demais da UFSM?
- Por que trabalhamos numa instituição de saúde. A Instituição Hospitalar é, declaradamente, diferente de outras organizações comerciais e industriais. Portanto, diferente também dos demais setores administrativos da UFSM;
- Por que nas greves enquanto toda a UFSM “PARA” nós do HUSM não paramos em prol do paciente pois somos serviço essencial;
- Por que nós não só trabalhamos. Nós vivenciamos o hospital todo dia, com pacientes, doenças, bactérias, angústias, sofrimento decorrente de perdas. Nós não somos apenas “administrativos”. Somos seres humanos que trabalham com pacientes e não temos como isolar trabalho e sentimento neste contexto.
- Aqui não se divide o “ar que se respira” para os administrativos. Aqui se respira todos os dias o mesmo ar dos médicos, que é o mesmo ar da enfermagem e de outros profissionais da saúde, que é o mesmo ar dos pacientes. Aqui se contrai vírus e bactérias que noutros serviços cartoriais administrativos da UFSM jamais contrairiam.
- Aqui ficamos doentes, em atestado, mais que em outros serviços administrativos da UFSM. Nosso organismo padece mais pela resistência das nossas bactérias. No ano de 2011 dos 1.278 servidores, 521 entraram em licença para tratamento de saúde, ou seja, 40,76% dos trabalhadores do HUSM afastarem-se do trabalho por adoecimento. Comparando com os servidores da UFSM, 2.928, houve um total de 783 eventos de LTS em onze meses demonstrando a diferença da especificidade do trabalho na saúde como fonte de adoecimento. Ou seja: os servidores do HUSM adoecem em média 40 % ao ano enquanto os servidores da UFSM adoecem em torno de 26,7% ao ano.Aqui, como dizem alguns médicos, temos prazo de validade e tempo de resistência. Mais horas dentro do hospital mais contato, mais contágios, mais atestado, maior custo, menos saúde, mais aposentadorias precoces e por invalidez.

Por que olham o hospital diferente.
- Por estas razões é que muitos que hoje estão na REITORIA saíram imediatamente do hospital e não querem nunca mais retornar.
- É por isso que muitos novos contratados pedem remoção imediata por não se adotarem.
- É por isso que há dificuldade de servidores da UFSM virem trabalhar no hospital.
A movimentação dos servidores administrativos dentro do HUSM faz parte de atividade rotineira. Não permanecem estáticos atrás de suas mesas como nos demais serviços administrativos da UFSM. Aqui se recebe paciente, se conversa desde a recepção, do registro, da internação, bem como nas atividades que dão suporte a todas essa estrutura. Ou acham que tudo isso se faz parado atrás de uma mesa ?

Diante do acima exposto solicitamos a inclusão de todos os servidores administrativos do HUSM na Portaria nº 63.161, do Magnifico Reitor.

Santa Maria, 11 de setembro

Fonte: Claudio dos Santos