14/09/2012 - COREN-RS participa de painel do 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores da Saúde do RS

Evento foi realizado em Passo Fundo

Na tarde de sexta-feira, 14 de setembro, o COREN-RS participou de uma das atividades do 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Sul, promovido pela FEESSERS em Passo Fundo. O coordenador técnico das subseções do Conselho, Alex Pereira e o enfermeiro fiscal da subseção Passo Fundo, Marcos Dellatorre, participaram do painel sobre condições de trabalho com o tema “Dimensionamento de pessoal”. Completaram a mesa do debate a presidente do Sindisaúde no município, Terezinha Perissinotto e o membro da comissão organizadora do evento, Evandro Bonfada.

Durante o painel, o enfermeiro Alex falou sobre o funcionamento das atividades técnicas do setor de fiscalização do Conselho e sobre a postura orientativa das ações da nova gestão. Na sequência, Marcos explanou sobre o dimensionamento de pessoal nas Instituições, suas formas de cálculo e demais aspectos que devem ser observados para definição do número de pacientes por profissional de enfermagem. Este tema pautou também diversas perguntas dos participantes, que aproveitaram para buscar mais informações com os representantes do Conselho. Os profissionais aproveitaram também para destacar a união das entidades representantes da categoria, que buscam em conjunto melhores condições de trabalho para o setor e o trabalho que vem sendo realizado pelo COREN-RS para aproximação da Instituição com seus inscritos.

O 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores da Saúde do RS foi realizado nos dias 13 e 14 de setembro na Paróquia Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, com o objetivo de promover o debate sobre gestão da saúde. Mais de 200 pessoas participaram do painel desta tarde, incluindo o presidente do FEESSERS, Milton Kemper, delegados e representantes de 25 sindicatos de diversos municípios gaúchos.

Texto e fotos: Luísa Souza