24/09/2012 - Coren-RS terá grupo de trabalho sobre Saúde da Mulher



No dia 24 de setembro, o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, em reunião com o Departamento de Fiscalização do Conselho, representantes da Abenfo e do Sergs, debateram questões relativas ao Parto Domiciliar, ao Parto Normal e a criação de novos Centros de Parto Normal, nas instituições de saúde do Rio Grande do Sul. O motivo da reunião é a crescente demanda das mulheres gaúchas por maior espaço para exercerem seu direito ao Parto Normal.
Foi resolvido que o Coren-RS terá um Grupo de Trabalho para debater a Saúde da Mulher onde estas questões serão ficadas. Segundo o Enfermeiro Ricardo o Conselho precisa oportunizar este debate entre os profissionais da categoria visto que "estamos percebendo uma mudança comportamental nas gaúchas que, até hoje recordistas em cesarianas, agora buscam métodos mais humanizados de concepção. E é seu direito poder eescolher como terão seus filhos."
Estiveram presentes na reunião além do Enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, a enfª Coordenadora da Administração da Fiscalização, Iselde Buchner, o enfº Igor Prestes, Coordenador da Fiscalização, Luciene Lemeder e Claudia Santos, representantes do Sergs e Leila Rabelo, Virgínia Fioretto e Mariane Riffel, da Abenfo. A primeira reunião do grupo deverá acontecer no dia 1º de outubro, as 14h e deverá contar com representantes da ABEn, SERGS, Abenfo e Coren-RS, entre outros.

Texto: Fernanda Barth