29/10/2012 - Palestra sobre empoderamento da enfermagem abre o ciclo de estudos do 64º CBEn

Dra. Suzanne Gordon, da Universidade da Califórnia, falou ao público em videoconferência

A primeira palestra da 64ª edição do CBEn, que teve início na manhã desta segunda-feira (29) em Porto Alegre, foi realizada através de videoconferência com a dra. Suzanne Gordon, da Universidade da Califórnia. Jornalista e premiada autora de 12 livros, foi colunista dos jornais New York Times, Los Angeles Times, Washington Post, entre outros grandes periódicos.

O tema de sua palestra foi o Empoderamento da Enfermagem na Aliança com o Usuário, na qual Suzanne falou sobre os problemas de comunicação mais comuns entre médicos, enfermeiros e pacientes. Segundo ela, o paciente visualiza o enfermeiro, na maioria das vezes, como um funcionário dos médicos, não detentores de conhecimentos específicos. Para a conferencista, essa visão é oriunda do estereótipo de gênero mantido pela falta de comunicação do enfermeiro no momento de exteriorizar suas funções no ambiente de cuidado. "O enfermeiro é percebido como aquele que cuida, mas que não detém o bagagem teórica como o médico. Quando falam com um enfermeiro, confiam nele, mas não creditam confiança ao que ele diz tecnicamente. E quando ele fala tecnicamente, costuma ouvir do paciente porquê não faz medicina", destacou a doutora.

Para reverter definitivamente este quadro, os enfermeiros devem trazer aos pacientes sua bagagem teórica para desmistificar a imagem tradicional e esteriotipada da enfermagem, oriunda do século 19, quando as religiosas desempenhavam o papel do cuidar e eram submissas às ordens religiosas. Em suas palestras, Suzanne costuma pedir a seu público que descreva suas ações e que insira suas visões técnicas nos questionários. A partir disso, ela percebeu que o conhecimento técnico se sobrepõe e que o enfermeiro tem o poder de mostrar sua importância perante familiares e corpo médico.