30/10/2012 - Profissionais que não receberam questionário podem participar da pesquisa Perfil da Enfermagem

Respondendo a pesquisa, você estará contribuindo para que novas diretrizes sejam traçadas

A partir de agora, os profissionais de enfermagem em geral poderão responder a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Enfermeiros, técnicos e auxiliares deverão acessar o link http://perfildaen.dominiotemporario.com/gerar_login.html e informar seu CPF, registro no Coren, e-mail e Estado para cadastrar-se. 
Aos profissionais que receberam o questionário anteriormente e ainda não responderam, o link a ser acessado é www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem

É fundamental que todos forneçam as informações solicitadas para que seja traçado o perfil da categoria no país e que novas diretrizes sejam criadas para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem.

Saiba mais:

A Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil está sendo realizada pela FIOCRUZ, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (NERHUS/ENSP/FIOCRUZ) e tem como principal objetivo conhecer a situação atual da enfermagem no país, no recente contexto socioeconômico e político brasileiro.

Esta pesquisa é fruto de uma parceria entre a FIOCRUZ com o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn e a Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério da Saúde, além da Rede ObservaRH, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde – CNTS, da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – ANATEN e do Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

A Coordenação da Pesquisa está a cargo das Professoras Doutoras Maria Helena Machado – Coordenadora Geral – e Ana Luiza Stiebler Vieira – Coordenadora Geral Adjunta. A Coordenação Nacional Interinstitucional da Pesquisa é constituída pela ENSP/FIOCRUZ, o COFEN, a ABEn e a FNE.

Em relação a participação na pesquisa, como o número de profissionais envolvidos é muito grande – mais de 1,7 milhões de trabalhadores entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem –, foi feita uma amostragem com profissionais selecionados aleatoriamente, sendo que cada profissional da amostra representa um conjunto de profissionais da equipe de enfermagem.

Assim, se você for selecionado na amostragem da pesquisa, é importante que responda e devolva o questionário que lhe foi enviado pelo Correio. O questionário vai acompanhado por um envelope-resposta com porte pago; logo, você não terá despesas para remetê-lo a Coordenação da pesquisa, bastando, após preencher o questionário e colocá-lo no envelope-resposta, entregá-lo em qualquer agência dos Correios de sua localidade.ica Municipal Olavo Bilac (Rua Coronel Pena de Moraes, 566- Centro) - das 14h às 18h