13/11/2012 - Presidente do Coren-RS visita instituições do norte do Estado

Agenda contemplou 7 municípios em dois dias

Nesta segunda e terça-feira (12 e 13), o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, teve intensa agenda de visitas às instituições de saúde da região norte do Estado. Com o objetivo de conhecer a realidade dos profissionais de enfermagem no interior, o presidente encontrou-se com os Responsáveis Técnicos dos hospitais de Espumoso, Tapera, Selbach, Ijuí, Pejuçara, Panambi e Passo Fundo, acompanhado da assessora institucional, Fátima Pagel.

O primeiro município a ser visitado foi Espumoso, onde o encontro foi realizado com a RT do Hospital São Sebastião, enfermeira irmã Marli Fatima Auzilieiro, acompanhada da também enfermeira irmã Luciane Mucelini.  Na sequência, a visita foi ao Samu do município, onde Rivero encontrou-se com a enfermeira Renata Fatima Bertolini e a técnica Laura Borges de Oliveira. As visitas prosseguiram em Tapera, no Hospital Roque Gonzales, com a RT enfermeira Claudia Emili Simon;  em Selbach, com a RT Lilian Passinato no Hospital São Jacob. Na mesma cidade, Rivero visitou ainda a secretaria de saúde do município, onde as enfermeiras Ismaele Costa, Jonia Becker e Noemi Huppes apresentaram um panorama da profissão na cidade.
A última visita da segunda-feira foi realizada em Ijuí, onde o presidente palestrou para os profissionais do Hospital de Caridade de Ijuí, a convite da RT local, enfermeira Carla Viana e da representante regional do Coren-RS, Elenara Guedes. Na ocasião, enfermeiros, técnicos e acadêmicos de enfermagem da Unisul ouviram uma ampla apresentação sobre o Conselho e suas funções, além de orientações gerais sobre a profissão envolvendo aspectos normativos, éticos e técnicos.

A agenda de terça-feira teve início com a visita ao Hospital Casa Beneficente de Saúde Rio Branco, em Pejuçara, onde o encontro foi realizado com o RT enfermeiro Valdecir Taborda Rocha. No mesmo município, uma segunda visita foi realizada na Secretaria de Saúde, com a enfermeira ALine Moraes Gehrke. Na sequência, o Hospital Panambi, nesta cidade, onde o RT Clair Gomes Rodrigues e enfermeira Marlice Ropke receberam o presidente.

Passo Fundo foi o último município a receber a vista do Conselho. Acompanhado do coordenador de fiscalização, enfermeiro Igor Prestes, do assessor jurídico, Rodrigo Tanajura e do enfermeiro fiscal da subseção Passo Fundo, enfermeiro Marcos Delatorre, Rivero participou de duas entregas de relatório fiscalizatório para o Hospital São Vicente de Paulo e para o Hospital da Cidade. Em ambos os locais, os relatórios trouxeram sugestões para adequação do número de profissionais nos turnos, entre outras orientações. No Hospital São Vicente, o presidente e a comitiva foram recebidos pela RT enfermeira Liege Silveira Dutra, e no Hospital da Cidade, pela RT enfermeira Janete.

No final da tarde, o presidente viajou a Erechim, onde será realizado nesta quarta-feira (14) a sétima edição do Fórum de Interiorização.

Texto: Luísa Souza
Fotos Luísa Souza e Fatima Pagel