14/11/2012 - Sétima edição do Fórum de Interiorização é realizada em Erechim



Foi aberta nesta manhã (14) a sétima edição do Fórum de Interiorização, realizada no campus da Universidade Regional Integrada de Erechim, no norte do Estado. A cerimônia de abertura teve as seguintes presenças: enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS; diretor geral da URI Erechim, professor Paulo José Sponchiado; coordenadora do curso de Enfermagem da universidade, professora Luciana Spinato de Biasi; representante da secretaria municipal de saúde do município, enfermeira Eclesan Pagliano; coordenadora do curso Técnico de Enfermagem, Cristina Severo; e assessora Institucional do Coren-RS na região norte, Silze Ribeiro. Cerca de 150 profissionais participaram do evento.

Em seu pronunciamento, o reitor parabenizou e agradeceu ao Conselho a realização do evento na cidade, o que demonstra a preocupação da instituição em estar presente em todos os recantos gaúchos, levando mais conhecimento e um novo olhar sobre a enfermagem ao maior número possível de profissionais no Estado. Na sequência, o enfermeiro Ricardo também salientou a importância de conhecer as diferentes realidades da profissão em cada região. Um dos objetivos do Conselho, segundo ele, é levar ao profissional não só mais conhecimento, através da realização dos Fóruns, mas também levar o Coren para perto deles. "O Conselho de Enfermagem é de vocês. E sendo de vocês, há a necessidade de estar também próximo, presente na vida de cada profissional inscrito. Agradeço e parabenizo todos os presentes, que vieram participar deste evento em plena véspera de feriado. Vocês estão, assim como nós, buscando fazer a diferença". 

O evento teve continuidade com a palestra APH, ministrada pelo enfermeiro Abelardo Gomes. Paralelamente foram realizadas também a mesa redonda para Responsáveis Técnicos, com o coordenador técnico da Fiscalização do Coren-RS, enfermeiro Igor Prestes e a palestra sobre Assistência na Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva, com os enfermeiros Rogério Daroncho, Luciana Correa Pinto e Odon Melo Soares. No turno da tarde, foram realizadas as palestras sobre Centro de Materiais de Esterilização, com a enfermeira Zuleimar Melo da Silva e sobre Gestão de Equipes de enfermagem, com a enfermeira e professora Maira Buss. Na sequência, o público foi dividido em quatro grupos para que participassem das quatro oficinas do evento: Retirada de Capacete; Reanimação Cardiopulmonar com Liberação de Vias Aéreas através de Máscara Laríngea e Utilização do DEA (Desfibrilador Externo Automático); Imobilização com Vítima Deambulando em Cena de Acidente e Utilização do Colete de Imobilização Dorsal (KED). Em esquema de revezamento, assistiram às quatro demonstrações de ocorrências, orientadas por profissionais do Samu de Erechim e pelo conselheiro do Coren-RS, Abelardo Gomes. Esta equipe coordenou também o simulado , realizado em frente ao campus, que demonstrou as técnicas de atendimento a um acidente de trânsito envolvendo uma vítima fatal e duas feridas. A ação contou com o apoio de duas ambulâncias do Samu local, agentes de trânsito e URI Erechim, através da coordenação dos cursos de Enfermagem e Técnico de Enfermagem.

Texto e fotos: Luísa Souza