05/12/2012 - Novas aulas do Qualifica Coren aconteceram nesta quarta-feira

Cursos são gratuitos e reascendem o debate de temas da Enfermagem como, por exemplo, UTI e CME

Foi realizada hoje (5) pela manhã, na sede do Coren-RS, a 2ª aula do Qualifica Coren. Tratando sobre "Cuidados de Enfermagem em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)", o curso foi ministrado pela professora de Enfermagem da PUCRS, a mestre Fátima Ayres Florentino, e teve a turma lotada para aprender cuidados básicos com o paciente grave internado. De acordo com Fátima, o objetivo da aula foi retratar e debater procedimentos e cuidados grandiosos que se deve ter ao lidar com esse tipo de paciente. Foram abordados também o uso de dreno, ventilação mecânica e a prática de procedimentos invasivos.
Também hoje, durante a parte da tarde, aconteceu a 3ª aula do Qualifica Coren, que tratou do tema "Centro de Materiais e Esterilização (CME)". Ministrada pela enfermeira do Hospital de Clínicas da capital, Zuleimar Melo da Silva, o curso abordou objetivos e histórico da prática da esterilização, bem como discutiu a importância dos conhecimentos de limpeza e desinfecção de artigos em serviços de saúde. Segundo Zuleimar, muito se evoluiu no processo de esterilização a fim de reduzir microorganismos patogênicos, por isso é importante divulgar as formas corretas de manuseio de materiais, desde a limpeza, passando pelo preparo, armazenamento, empacotamento e transporte. "O objetivo é sempre garantir um trabalho de excelente qualidade e segurança ao profissional e ao paciente", diz.
Os próximos eventos do Qualifica Coren acontecem em 12 de dezembro, com uma oficina sobre terapias que previnem a dor e o stress, e em 19 de dezembro, com uma aula sobre envelhecimento e cuidados da Enfermagem para a estratégia de saúde da família. Ambas as turmas estão lotadas. Para se inscrever na lista de espera ou para outras informações, entre em contato através do telefone 3378-5574.