04/01/2013 - No segundo dia de roteiro pelo litoral, visitas começam por Arroio do Sal



Prosseguindo o roteiro iniciado ontem pelo litoral norte, o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, esteve na manhã de hoje em Arroio do sal, reunido com 16 profissionais da enfermagem e com o Secretário de Saúde do município, Manoel Antônio de Oliveira. O Enfermeiro Ricardo explicou que o motivo da visita era uma primeira aproximação com os secretários de saúde e que uma das metas do Conselho é verificar quantos profissionais existem no município e nas instituições, como estão sendo remunerados, quais as condições de trabalho que enfrentam, se precisam de cursos de atualização e qualificação profissional.  Com estes dados na mão, o presidente da autarquia volta para a sede do Coren-RS e pode reunir-se com sua equipe e dar as diretrizes que devem ser cumpridas.

Na conversa com os profissionais de enfermagem foi unânime que falta união entre a categoria, visto que um plantão busca encontrar os furos do plantão anterior e que é preciso que o código de ética e a legislação profissional sejam cumpridas com responsabilidade, mas que também exista mais solidariedade entre os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Para o enfermeiro Ricardo, estas conversas com os prefeitos, secretários de saúde e vereadores são muito importantes pois ainda existem muitos gestores públicos que só veem a enfermagem como uma mão de obra barata. “É preciso esclarecer a verdadeira importância e o papel da enfermagem. Também queremos sensibilizar  as prefeituras e as câmaras de vereadores para que melhorem a remuneração dos técnicos e auxiliares, vistos que em muitos municípios não chega ao valor do mínimo regional. Sabemos que esta questão é sindical mas é um tema que acaba por influenciar em questões do âmbito do Coren-RS como a sobrecarga, o absenteísmo e o estress, que põe em risco a segurança do paciente e do profissional”, conclui Ricardo. Para que esta ação tome o corpo necessário estamos fazendo nossas agendas, sempre que possível, acompanhadas por um representante regional do Sindisaúde.

Já a Responsável Técnica enfermeira Marcia Kum comentou que em Arroio do Sal uma das principais preocupações é que a regulação da ambulância da SAMU, que a população tem dificuldade em compreender que é feita por Porto Alegre e ligam para o posto para pedir pelo serviço. Outra questão é que normalmente a população é de 12 mil pessoas e que nesta época a população é de 120 mil pessoas o que faz os atendimentos saltarem de 80 por dia para 120 por dia. O Secretário da Saúde anunciou em primeira mão que o município conquistou os recursos para a construção de um novo posto 24h.

Texto: Fernanda Barth
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE