04/01/2013 - Roteiro do Litoral visita Arroio do Sal, Terra de Areia, Tramandaí e Imbé

Situação da SMS de Imbé chamou atenção da fiscalização

Na tarde do dia 04 de janeiro o enfermeiro Ricardo Rivero e sua equipe prosseguiram o roteiro pelo Litoral No município de Terra de Areia, com a presença da Responsável Técnica Rejane Hofmman e do Secretário Municipal da Saúde, Marcio Ferrari, o enfermeiro Ricardo Rivero teve a informação de que os técnicos em enfermagem do município recebiam um salário de apenas R$ 600,00 reais, um valor abaixo do mínimo regional e que havia dificuldade em contratar profissionais. Para o presidente do Coren-RS estes valores baixos são o motivo pelo qual cada vez menos técnicos tem interesse nas vagas, visto que diversos setores da economia que não envolvem responsabilidades com a vida de terceiros, estão remunerando bem melhor. A baixa remuneração, apesar de ser um tema trabalhista, incide indiretamente em diversos assuntos do âmbito do Conselho, pois o profissional precisa muitas vezes de mais de um vínculo profissional para se sustentar, o cuja conseqüência mais comum é o estresse, que acaba por resultar em absenteísmo, prejudicando as escalas, causando sobrecarga de trabalho e pondo em risco a segurança do paciente e do profissional.

Em Tramandaí a visita começou pela Secretaria Municipal de Saúde, onde o presidente do Coren-Rs foi recebido pela secretária Nara Mazero. A Secretária falou que está muito afinada com esta nova gestão do Conselho gaúcho pois seu foco será na humanização do cuidado e na valorização do profissional. Neste sentido a secretária contou que pretende liberar todos os funcionários de enfermagem que quiserem se qualificar ou se atualizar. Aproveitou a ocasião também para dizer ao enfermeiro Ricardo que a postura assumida pela fiscalização do Coren, antes exclusivamente punitiva e arrecadadora e agora orientativa está tendo um resultado maravilhoso entre os profissionais. No Hospital Tramandaí, , a reunião foi com a Diretora Assistencial do Hospital, Ramoni Oliveira, que fez questão de observar que nunca havia imaginado receber uma visita de aproximação institucional do Coren-RS, salientando a importância deste trabalho que vem sendo feito por esta gestão.

No município de Imbé a visita foi ao Posto 24 horas e à Secretaria Municipal de Saúde, onde o enfermeiro Ricardo foi recebido pelo secretário Leandro Candiaro, no galpão improvisado onde a SMS está funcionando. Na ocasião o Secretário contou ao presidente do Coren-RS a situação em que recebeu a saúde do município, explicando os motivos pelos quais teve que fechar 2 dos 5 postos de saúde do município e do porque estava despachando de um lugar insalubre, onde havia mofo, baratas e ratos. O enfermeiro Ricardo entrou em contato com a fiscalização do Conselho solicitando que realizassem uma visita aos postos e também se colocou a disposição do gestor da saúde de Imbé para contatar o Ministério Público Federal.

Texto e fotos: Fernanda Barth