10/01/2013 - Cofen realiza capacitação na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Estado

Encontro aborda dimensionamento de quadro profissional e sistematização da assistência da Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realiza nesta semana, de 7 a 11 de janeiro, uma Capacitação na sede do Coren-RS, em Porto Alegre. O encontro trata sobre dimensionamento e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

A ocasião conta com a presença das representantes do Cofen, a enfermeira Maria do Rozário de Fátima Sampaio e enfermeira Cleide Mazuella, dos enfermeiros fiscais e dos enfermeiros Responsáveis Técnicos do Coren-RS.

Até o momento, a visita pautou que o processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de Enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções da profissão, fornecendo a base para a avaliação dos resultados alcançados.

De acordo com as coordenadoras do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, Rosele Mussoi e Mara Helena Scolari, a iniciativa é de suma importância, pois o processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional e a documentação da prática das atividades pertinentes, evidênciando a contribuição da Enfermagem na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento dos profissionais.