11/01/2013 - Presidente do Coren-RS participa de solenidade de formatura do IPA

Ricardo Rivero foi convidado especial para compor a mesa da cerimônia

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), enfermeiro Ricardo Rivero, foi convidado especial para compor a mesa da cerimônia de formatura da 10º turma do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA). O evento aconteceu nesta sexta-feira (11), às 18h30, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Também formaram a composição da mesa a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Terezinha Valduga, a coordenadora do curso e professora mestra Lisnéia Fabiane Bock, que estava representando o reitor do IPA, o professor mestre Roberto Pontes da Fonseca, e a secretária acadêmica da universidade, Adriana Knevitz de Oliveira Gárcez. O coordenador da pastoral universitária Rede Metodista do Sul, reverendo Flávio Artigas, esteve na ocasião convocando a todos formandos e convidados a cantarem o hino do Estado e depois fez o discurso de abertura oficial da solenidade.

O mestre de cerimônia do IPA aproveitou a ocasião para reiterar que a instituição, ao formar enfermeiros que atuem com ética e responsabilidade, demonstra uma preocupação social e política ao ato do cuidar e à assistência e atendimento da saúde. Ao longo dos quatro anos do curso de graduação, o objetivo da universidade foi integrar a parte acadêmica à prática das atividades da categoria junto aos hospitais, postos de saúde, clínicas e demais instituições de saúde como, por exemplo, o Hospital Conceição, Hospital Geral do Exército e as Unidades Básicas de Saúde da capital gaúcha.

"Nós aqui presentes acreditamos que a formação acadêmica é essencial à categoria da Enfermagem, apostamos na qualificação técnica. Hoje auxiliares e técnicos se tornaram oficialmente enfermeiros generalistas que irão atuar nos diversos níveis de complexidade do sistema de saúde público e privado. É muito gratificante fazer parte desse momento", afirmou o presidente Ricardo Rivero.