25/01/2013 - Conheça seu Conselheiro – perfil Carmem Roseli Bem Savaris



A conselheira Carmem Roseli Bem Savaris é Técnica de Enfermagem formada em 2000 pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Sua primeira experiência na área de saúde veio três anos após a conclusão do curso técnico, quando atuou no Hospital Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. Hoje, aos 45 anos, acredita que a Enfermagem ainda vencerá batalhas antigas, como a implementação da carga horária de 30h para todos os profissionais do setor. Saiba um pouco mais sobre a conselheira abaixo:

- O que fez com que você escolhesse pela Enfermagem?
Escolhi a enfermagem devido à necessidade de me aperfeiçoar na área em que trabalhava na época. No laboratório de análises clínicas eu percebi o quanto eu poderia fazer para realizar um trabalho mais efetivo pela saúde. Isso que me motivou a buscar o curso técnico e atuar diretamente no cuidado com o paciente.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
Os maiores desafios são a falta de estrutura e de materiais que encontramos em muitas instituições de saúde. E isso representa um grande risco para o paciente e para os profissionais de saúde como um todo.

- Qual a importância de trabalhar no Coren-RS?
O Coren te dá uma visão muito ampla das necessidades da categoria e ao mesmo tempo, a oportunidade de atuar ativamente por propostas que trarão benefícios a toda a área de Enfermagem. Hoje participo da Frente Parlamentar Gaúcha em defesa das 30 horas, o que me traz muita esperança que esta importante decisão será implementada o mais rápido possível.

- O que já realizou em prol da categoria e o que ainda quer realizar?
Durante a atuação como técnica, sempre busquei me dedicar plenamente ao paciente, prestando serviços de qualidade e cuidado humanizado.
Pretendo continuar a participação nas mobilizações pelas 30H e ver a PL finalmente ser aprovada e entrar em vigor. E também vou continuar trabalhando pela valorização desta categoria que representa um papel tão fundamental na saúde pública e uma enorme parcela de trabalhadores do país.