26/01/2013 - Roteiro pela Costa Doce divulga o Projeto Multiplica e as ações do Conselho



O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, enfermeiro Ricardo Rivero, esteve nos dias 25 e 26 de janeiro nos municípios de Barra do Ribeiro, Tapes, Sentinela do Sul, Camaquã, São Lourenço do Sul e Cristal, reunido com diversos municípios, entre eles Barão do Trinufo, Cerro Grande, Sertão Santana e Arambaré, todos com suas equipes de enfermagem, Secretários da Saúde, Responsáveis Técnicas, e vice-prefeitas.
Nos encontros foram divulgados os projetos institucionais do Coren-RS, escutadas as demnadas dos profissionais da enfermagem dos municípios e os desafios enfrentados pelos RTs. Outro objetivo da viagem foi sensibilizar os gestores de saúde, como os Secretários de Saúde e os administradores dos hospitais, da necessidade de se valorizar financeiramnete os técnicos e auxiliares de enfermagem, para diminuir a evasão da profissão e a sobrecarga de trabalhao e o estresse para os que ficam.
O roteiro vai passou pelas Unidades de Pronto Atendimento, Secretarias Municipais de Saúde, hospitais e postos de saúde de cada localidade. Ao final do roteiro foi realizado o 1º Multiplica Coren-RS, realizado na Escola Municipal de São Lourenço do Sul, onde mais de 160 profissionais da região puderam se atualizar e se qualificar profissionalmente nas áreas de curativos, eletrocardiogramas e APH, por exemplo.


Texto e fotos: Fernanda Barth