05/02/2013 - Cursos do Qualifica Coren em janeiro trataram de ECG e cuidados a pacientes com lesões de pele

Aulas aconteceram na sede do Coren, em Porto Alegre, com turmas lotadas

Na quarta-feira de 23 de janeiro, uma turma composta por enfermeiros, auxiliares, técnicos e estudantes participou da aula sobre Eletrocardiograma (ECG), o procedimento que serve para diagnosticar alterações da atividade elétrica do coração. O curso foi ministrado pelo professor e gerente de Enfermagem do Hospital de Lavras do Sul, Luiz Antonio Lecina Machado. Ao longo do encontro, foram abordados o conceito, os equipamentos, a prática e uso do exame, suas derivações periféricas e pré-cordiais e as diversas formas de monitoramento possibilitadas pelo ECG. Também foram abordadas algumas doenças causadas por distúrbios no coração como, por exemplo, arritmias, fibrilação atrial e hipo e hipercalemia.

Já na última quarta-feira de janeiro (30), aconteceu a aula sobre atendimento a pacientes com lesões de pele. Ministrada pela professora Anaelí Brandelli Peruzzo, o curso teve o propósito de capacitar os profissionais da categoria no manejo dos pacientes portadores de lesões de pele, através do uso de protocolos com base nos níveis de evidências científicas. Anaelí Peruzzo é enfermeira especialista em Enfermagem Materno-Infanto-Juvenil e em Administração do Serviço de Enfermagem. Tem capacitação profissional em Gestão da Saúde com ênfase hospitalar e em práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde. Atualmente é especializanda de Enfermagem em Estomaterapia.

Próximos cursos
Data: 6 de março
Horário: 9h às 12h
Curso: técnicas cognitivas para compreensão e manejo de pacientes hospitalizados
Descrição: introdução à psicoterapia cognitiva e sua aplicação em hospitais
Ministrada pela psicóloga Naira Scavone

Data: 6 de março
Horáio: 14h às 17h
Curso: Eletrocardiograma (ECG) para profissionais da Enfermagem
Descrição: conhecimentos sobre a realização do ECG e instrução para reconhecer anormalidades, cuidados e condutas de Enfermagem nas alterações das atividades do coração
Ministrada pelo gerente de Enfermagem Luiz Machado

O projeto
O projeto Qualifica Coren foi desenvolvido com o objetivo principal de promover a qualificação e extensão/aprimoramento do ensino para a categoria da Enfermagem em Porto Alegre e região metropolitana, através da realização de palestras, workshops e oficinas.
Para conferir a agenda de todos os cursos do programa e fazer sua inscrição, acesse o site http://eventos.coren-rs.com.br. As vagas são limitadas.