06/02/2013 - Projeto Conselheiro na Estrada já visitou 28 municípios do Estado

Roteiro começou no mês de janeiro em Passo Fundo e última viagem até agora aconteceu em Viamão, na r

O lançamento do projeto Conselheiro na Estrada iniciou em 8 de janeiro no município de Passo Fundo e contemplou ainda as cidades de Tio Hugo, Erechim, Estação e Sertão, no noroeste do estado. Em dois dias de visita, a conselheira Tânia de Oliveira passou por mais de 11 instituições de saúde, hospitais, Unidades Básicas e Secretarias Municipais de Saúde.
Na segunda edição do projeto, em 10 e 11 de janeiro, o Coren-RS esteve no litoral norte gaúcho, passando pelas cidades de  Capão da Canoa, Cidreira, Pinhal, Quintão, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Caraá. Cerca de 20 instituições de saúde, entre secretarias municipais de saúde, postos e hospitais receberam a conselheira Luci Teresinha Machado Malickovski.
Na região da Costa Doce, no sul do estado gaúcho, aconteceu a terceira edição do Conselheiro na Estrada. Em 15 e 16 de janeiro, a conselheira do Coren-RS, enfermeira Aline Veleda, se reuniu com representantes das instituições de saúde de Pelotas, Turuçu, Capão do Leão, Morro Redondo, Pedro Osório, Cerrito, Herval e Arroio Grande.
A quarta edição do projeto foi realizada nos dias 24 e 25 de janeiro. A conselheira e enfermeira do Conselho, Ana Rita Scheffer Rossato, visitou os municípios da chamada região AMESNE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), aproveitando o roteiro para se reunir com representantes da área da saúde nas cidades de São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Farroupilha e Caxias do Sul.
A última edição do projeto até o momento aconteceu na última segunda-feira, 4 de fevereiro, e terça-feira, 5 de feveiro, e contemplou o município de Viamão, na região metropolitana da capital. A conselheira do Coren-RS, enfermeira Fabiana Rosa, visitou o Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Instituto Dom Bosco, o Hospital Colônia Itapuã, o Instituto de Cardiologia, o Hospital Municipal, a Secretaria de Saúde, duas Unidades Referência de Saúde (URS), quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e cerca de 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS).


O projeto
O objetivo do projeto Conselheiro na Estrada é estender os serviços e o atendimento da instituição aos inscritos que se encontram fora da sede, em Porto Alegre. O conselheiro presente na viagem deve se atualizar sobre as demandas dos profissionais de cada cidade, analisando a realidade da saúde pública e, principalmente, o contexto do atendimento da Enfermagem em cada região. Divulgar as ações da gestão 2012-2014 do Coren-RS também está previsto nas ações do projeto.