07/02/2013 - Coren-RS realiza visitas institucionais a hospitais em Cruz Alta

Reuniões foram com as equipes do Hospital Santa Lúcia e do Hospital São Vicente de Paulo

O Coren-RS está no município de Cruz Alta, nesta quinta-feira (7), para realizar visitas institucionais aos maiores hospitais do município, localizado na região noroeste do estado. Representantes do Conselho se reuniram com as Responsáveis Técnicas e com as equipes de enfermagem das instituições.

A Conselheira do Coren-RS, enfermeira Aline Veleda, está realizando a agenda acompanhada pela Presidente da ABEn-RS, enfermeira Teresinha Valduga, e pela representante regional, enfermeira Tatiane Bernardes.
No Hospital Santa Lúcia, a conselheira Aline foi recebida por um grupo de 15 enfermeiros acompanhados da enfermeira Larissa, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Humano. Na ocasião, a conselheira teve a oportunidade de promover a aproximação com os inscritos, divulgar as novas ações e projetos institucionais do Coren-RS e ouvir as demandas da categoria na região.

Aline Veleda destacou que o Conselho tem estado presente em todas as regiões do Estado, mostrando que seu papel não é apenas o de fiscalizar o exercício profissional, mas também defender os direitos da categoria, baseado no Código de Ética da Enfermagem e na legislação. Ela reiterou também que o Coren-RS está promovendo diversos cursos de qualificação no interior, como o Projeto Multiplica Coren e o Projeto Qualifica Coren, e que aguarda que a região de Cruz Alta exponha ao Conselho qual é a sua demanda prioritária de qualificação, para que o disposto seja atendido. "É muito imporante estar aqui e observar de perto a realidade do atendimento da Enfermagem nessa região. O objetivo é listar o que deve ser melhorado e debater de que maneira o Conselho pode atuar frente a isso", concluiu a conselheira.

A representante regional do Coren-RS, enfermeira Tatiane, aproveitou a ocasião para destacar que a enfermagem vive um momento único no Estado, umas vez que as entidades começam a se unir e ponderar a respeito de ações coletivas para promover a categoria, pois é dessa maneira que a Enfermagem vai finalmente conquistar o que é de seu direito. Tatiane reavivou ainda a importância de os profissionais conhecerem a fundo seus protocolos e se apoderar sobre competências, assumindo somente aquilo que é da prática da Enfermagem e recusando o que não é.

A presidente da regional da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), Teresinha Valduga, falou da importância de "saber vender a sua profissão", fazendo o marketing pessoal como profissional. Para ela, é desta forma que a categoria será valorizada pela sociedade.

A equipe do Hospital Santa Lúcia afirmou que é essencial que o Coren-RS esteja promovendo cursos de qualificação pelo interior do estado gaúcho e que sua coordenação irá se reunir para determinar qual a maior demanda que o hospital tem a ser atendida.

No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, o Coren-RS foi recebido por 15 membros da equipe de enfermagem e pela enfermeira Responsável Técnica, Jussara Gutierres. A RT destacou que a região de Cruz Alta necessita de uma subseção própria, pois possui número de profissionais considerável e que a sub mais próxima, Santa Maria, ainda, sim, é muito distante. Jussa afirmou também que a equipe de enfermagem do São Vicente está bastante atualizada e empoderada. "É a prórpia equipe quem contrata e demite, aqui no hospital quem decide é a categoria. Estamos unidos e atuantes, conseguimos trabalhar diretamente com a gestão do hospital e temos liberdade para nos posicionar. Acredito que, a partir dessa mesma persistência e união, a Enfermagem deveria estar brigando pelo Piso Salarial e pela implementação das 30h", afirmou.

Ao fim da manhã, o Conselho concluiu as visitas convidando oficialmente todos os profissionais de Enfermagem com quem se reuniu para participarem da Audiência Pública na Câmara de Vereadores. A plenária acontece hoje, a partir das 15h, e irá tratar da sobrecarga de trabalho e da baixa remuneração profissional na região. A audiência terá a participação da Feessers, do SindiSaúde-RS, do Coren-RS, da ABEn-RS e do SERGS.

Texto e fotos: Fernanda Barth