20/02/2013 - Frederico Westphalen recebeu a segunda edição do Multiplica Coren

Evento foi realizado no campus da URI no município

Teve início na manhã desta quarta-feira (20), no município de Frederico Westphalen, na região do Alto Uruguai, a segunda edição do projeto Multiplica Coren-RS. O evento foi realizado no campus da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) e aconteceu até o fim da tarde de hoje.

A abertura oficial foi realizada nas três salas em que as capacitações foram ministradas. O conselheiro que representou o Coren-RS, enfermeiro  Abelardo Gomes, acompanhado da coordenadora do curso de Enfermagem da Instituição, Adriana Rotoli, deram as boas vindas aos participantes e destacaram a importância do conhecimento como ferramenta fundamental para alavancar a união da categoria. Segundo o enfermeiro, os profissionais de enfermagem são os detentores do conhecimento sobre o cuidado permanente e precisam se apoderar disso para garantir o respeito de outras profissões, fortalecendo a categoria como um todo. "Se nós, enfermeiros, não aparecemos no hospital, tudo para. Temos que ter consciência de nossa importância, do quanto somos fundamentais para a saúde, e garantir que estejamos sempre atualizados tecnicamente. Só assim nos fortaleceremos e alcançaremos os objetivos da categoria" destacou o conselheiro. Tiveram início em seguida as palestras de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Curativos e Eletrocardiograma, ministradas respectivamente pelos enfermeiros Abelardo Gomes, Joyce Mara Serafim Kollet Anaeli Brandelli Peruzzo e Luis Antonio Lencina Machado, além da acadêmica de Enfermagem, Aline do Prado.

No intervalo de almoço, os palestrantes e o conselheiro foram conhecer as instalações da base do SAMU municipal. Recebidos pela enfermeira RT da equipe, Léa Elizabeth Tomschk, eles conheceram a realidade do atendimento de emergência do município, que trabalha em uma estrutura improvisada a pelo menos dois anos. Os profissionais relataram a dificuldade que o local impõe, com salas apertadas e falta de equipamentos. A enfermeira relatou que solicitou à equipe que trouxessem seus computadores portáteis para desenvolver suas atividades, já que a estrutura tem apenas uma máquina. Tanto o conselheiro quanto a palestrante Joyce Mara Serafim Kollet, uma das coordenadoras do Núcleo de Estudo de Urgências (NEU, vinculado ao Governo do Estado), orientaram os profissionais a reivindicar as novas instalações junto à gestão municipal e também prestaram outras orientações.

As palestras do Multiplica Coren tiveram continuidade às 14h, quando a turma de APH iniciou as oficinas práticas, orientadas pelos integrantes do SAMU local. Eles também participam, ao final do evento, da simulação de atendimento de emergência. A equipe do SAMU é formada pela enfermeira, Léa Tomschke, pelos técnicos Franciele Magalhães Straesser, Lorezete Ferreira Duarte e Bruna Helena Hartmann, e pelos condutores Evano Carlos Rocha da Silva, Rafael Luis Iovesan e Dirceu Oldair da Borba.

Texto e fotos: Luísa Souza