21/02/2013 - Coren-RS e Sindihospa terão Grupo de Trabalho conjunto

O GT vai tratará de temas como dimensionamento, regulamentação e orientação.

Na manhã desta quinta-feira (21/02) o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, esteve em reunião com o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre. A intenção do encontro foi começar um estreitamento de relações com o objetivo de esclarecer as instituições de saúde sobre a fiscalização do Conselho, a legislação que rege a categoria e as responsabilidades de cada um dentro de uma unidade de saúde - profissional da enfermagem e gestor da unidade.
Na ocasião Conselho e Sindicato acordaram a necessidade de se formar um Grupo de Trabalho para tratar de questões prioritárias e estabelecer formas de ação em parceria, principalmente no que diz respeito ao dimensionamento de pessoal, tema que ainda encontra grande resistência e desconhecimento.
O enfermeiro Ricardo Rivero explicou que desde o final do ano passado a fiscalização do Conselho passou a agir através da abertura de Processos Administrativos, para melhor acompanhar a execução das ações apontados nos relatórios de fiscalização. Outra vantagem do Processo Administrativo é que todas as necessidades de ajustes e adequações tem prazo para serem cumpridas pelas Reponsáveis Técnicas das intituições de saúde em conjunto com os gestores das unidades.
Uma nova reunião de trabalho foi marcada para o final de março.
Também estiveram presentes na reunião a Coordenadora de Administração da Fiscalização enfermeira Miriam Ianuch , a Assessora Institucional Silze Ribeiro e as advogadas do Sindihospa, Simone Macedo e Ana Cristina Quevedo.

Texto e fotos: Fernanda Barth