05/04/2013 - Conselheiro fala sobre Ética na Enfermagem em palestra na Unisinos

Claudir Lopes foi convidado para falar sobre o assunto aos acadêmicos da disciplina de Ética Profiss

Na noite desta quinta-feira (04), o enfermeiro Claudir Lopes, conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul - Coren-RS, foi o convidado especial para falar sobre ética na Enfermagem na Unisinos, em São Leopoldo. Acadêmicos da disciplina, que compõe o sétimo semestre da graduação de Enfermagem, assistiram à palestra acompanhados da professora mestre Maria Inês Ibañez Leal.

O conselheiro iniciou a palestra apresentando do Coren-RS aos alunos, em suas formas de atuação e atribuições como órgão legislador das profissões de enfermagem, assim como as características específicas do Conselho e de outras entidades ligadas à área. Também foi abordada as diferenças de atuação entre técnicos e enfermeiros, os tipos e formas de denúncia e a hierarquia das normas legislativas da profissão. A apresentação do Código de Ética, classificação das infrações, limites de punição e estudos de caso fecharam a aula. 

Os alunos aproveitaram ainda para elucidar dúvidas diversas sobre as formas de inscrição e documentos exigidos para exercício da atividade de enfermeiros.

Texto e fotos: Luísa Souza