07/04/2013 - Hoje, dia 07 de abril, é o Dia Mundial da Saúde

Neste Dia Mundial de Saúde queremos mais saúde para o trabalhador de enfermagem

O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Segundo definição da Organização Mundial de Saúde, promover saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia.
 
Hoje, dia 07 de abril, é o Dia Mundial da Saúde. Esta ocasião é importante para que a gente reflita sobre o que verdadeiramente significa ter saúde. Quando estamos infelizes adoecemos. Quando estamos desnutridos, adoecemos. Quando estamos estressados, sobrecarregados, adoecemos.  Saúde não é quantidade de remédios, de hospitais e postos de saúde que um determinado Estado possui. Isto é o que precisamos quando estamos doentes. Promover saúde é promover qualidade de vida. É garantir saneamento básico, higiene, boa alimentação. É ter paz de espírito, felicidade e realização pessoal.
 
Como Conselho, além de fiscalizar e regulamentar a profissão, garantindo a qualidade dos serviços de saúde que são oferecido pela enfermagem à população, esta gestão tem como foco a qualidade de vida e de trabalho dos profissionais de nossa categoria, sua saúde física, mental e emocional. Temos andado pelo Estado inteiro ouvindo os técnicos, auxiliares e enfermeiros. Seus anseios, dificuldades, os desabafos. Ouvimos de forma sigilosa e depois agimos com nossa fiscalização, que tem sido orientativa e educativa. A punição é adotada apenas quando as partes envolvidas não se adequam aos apontamentos feitos pelo Conselho. Também temos buscado promover de forma descentralizada e abrangente a qualificação e a atualização profissional, através dos projetos Qualifica Coren e Multiplica Coren.
 
A promoção da saúde também está ligada a humanização do cuidado dos pacientes. A humanização do cuidado é uma bandeira universal pois envolve pacientes e profissionais. Entendemos que o cuidado humanizado da enfermagem, nossa obrigação ética e missão de vida, está diretamente ligado a regulamentação da carga horária e a instalação de um piso salarial digno, que valorize devidamente os trabalhadores de saúde. Sem um piso digno e uma carga horária definida a humanização do cuidado tem sido comprometida. Nossos profissionais, em sua grande maioria estão sub-remunerados e sobrecarregados e é por isto que, apesar de serem temas trabalhistas (carga e piso), da alçada dos sindicatos como Sindisaúde e SERGS, viraram bandeiras de luta do Coren-RS. 
 
Também estamos unidos com os outros órgãos representativos da categoria e da sociedade civil organizada para fiscalizar se o Governo do Estado irá efetivamente investir os 12% em saúde que previu no Plano Plurianual de 2013, pela primeira vez conforme previsto pela constituição e pela Emenda 29. E queremos saber, em conjunto com a Famurs e os gestores de saúde dos municípios aonde estes recursos (12%) serão investidos, visto que os municípios tem suas demandas bem apontadas.
 
Com tudo isto querenos dizer que neste Dia Mundial de Saúde a preocupação do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul é com a saúde dos profissionais de enfermagem e todos os aspectos que a afetam. Deixamos aqui uma homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que dedicam as suas vidas a cuidar dos outros, promovendo a saúde neste País.
 
Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
Gestão 2012-2014