10/04/2013 - Coren-RS participa de mobilização nacional pelas 30h fixas de jornada da Enfermagem em Brasília

Ato teve por objetivo de sensibilizar lideranças políticas para votação e aprovação do PL 2295/2000

Na última quarta-feira (9), o Coren-RS participou de uma grande marcha em Brasília, no Distrito Federal, junto a profissionais, estudantes e interessados da área da Enfermagem. Com o tema "Mobiliza Enfermagem", a manifestação iniciou na Esplanada dos Ministérios e foi até o Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, enfermeiro Ricardo Rivero, esteve presente na mobilização, acompanhado dos conselheiros da instituição, o enfermeiro Abelardo Gomes, as técnicas de Enfermagem Carmem Savaris e Luci Malickovski e a enfermeira Tânia Oliveira. "Na teoria, essa é uma causa trabalhista, mas, na prática, o Coren-RS a abraçou de corpo e alma. Não queremos mais ver nossos profissionais migrando para outras áreas por falta de boas condições de trabalho, excesso de jornada ou má remuneração. Queremos e ainda vamos ver nossos profissionais satisfeitos de maneira plena com a nobre profissão que escolheram", garante Rivero.

A caminhada teve por objetivo reforçar a luta pela aprovação do PL 2295/2000, em pauta no Congresso Nacional e que limita em 30 horas fixas a jornada de trabalho sem redução de salários. A categoria hoje não apenas não tem uma carga horária de trabalho definida, o que é recomendado por organismos internacionais de saúde, como também não possui piso salarial.

O fórum da marcha contou com a colaboração de representatividades da Enfermagem de todos os estados, além de entidades nacionais como Assobiação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEn), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). Estima-se que cerca de 30 mil engajados com a causa participem da manifestação ao longo da tarde de hoje.