12/04/2013 - Conheça seu Conselheiro – perfil Carina Pinto da Costa



A enfermeira Carina Pinto da Costa, 30 anos,  completa o quadro de Conselheiros apresentados pelo projeto Conheça seu Conselheiro. A profissional iniciou sua carreira na área de saúde ao se formar no curso Técnico em Enfermagem da Fundação Universitária de Cardiologia, em Porto Alegre, em 2004. No mesmo ano, ingressou como técnica no Hospital Parque Belém no setor de Emergências. Em 2005 passou a atuar no Hospital da PUC, também na capital, onde permaneceu por sete anos na sala de recuperação e na UTI cirúrgica.  Formou-se bacharel em Enfermagem em 2011 pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, e atualmente é enfermeira da unidade Internação Adulto no Hospital da PUC. Conheça mais sobre a conselheira na entrevista a seguir:

- O que fez com que você escolhesse enfermagem?
Venho de uma família em que todos são da área das ciências exatas e desde muito pequena, já sabia que queria trabalhar com saúde. Quando criança gostava de examinar minhas bonecas e ficava encantada com as enfermeiras dedicadas, seguras de si, com o olhar sério, confiante, certo, honesto. Tinha toda aquela sensação de ser uma profissão nobre, de salvar vidas, de cuidar de doentes. Então, quando fiz meu primeiro teste vocacional, que apontou primeira opção Enfermagem, não tive dúvida: era essa profissão que eu escolheria.

- O que mais motiva atuar na área?
É o cuidado em si. Enfermagem é ouvir , sentir , falar, tocar, é estar presente o tempo todo com seu cliente/paciente. E ouvir no final de um plantão exaustivo um “muito obrigado por fazer a diferença”, é muito motivador.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
É conseguir dar o melhor de mim diante da escassez de recursos materiais e humanos das instituições. É simplesmente  oferecer um cuidado digno e humanizado.

- Qual a importância trabalhar no CORES-RS?
É contribuir para uma gestão mais voltada às necessidades dos inscritos, com honestidade e transparência. 

-O que realizou em prol da categoria e o que ainda quer realizar?  
Ao participar das plenárias como conselheira, luto pelos direitos dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, pelo reconhecimento do nosso trabalho, como agente participativo de uma atividade multidisciplinar.

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a enfermagem trouxe/traz para você?
Realização pessoal. Tenho orgulho de ser enfermeira  e de poder fazer a  diferença para a sociedade.