19/04/2013 - Alegrete recebe audiência pelas 30 horas e curso do Qualifica Coren



O município de Alegrete, no sudoeste do estado, recebeu na quarta-feira, dia 17 de abril, dois eventos voltados à área de enfermagem. Nos períodos da manhã e tarde, o Coren-RS promoveu mais uma edição do projeto Qualifica Coren. À noite, o Conselho foi representando por seu presidente, enfermeiro Ricardo Rivero, na audiência pública sobre Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador, evento que integrou o cronograma de audiências na busca pela regulamentação das 30 horas para a enfermagem.

O curso do Qualifica Coren reuniu no salão de eventos do Hospital Santa Casa de Caridade enfermeiros, técnicos, auxiliares, assistentes e estudantes. O evento teve início com a saudação do presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, que deu as boas-vindas ao grupo parabenizando-os pela busca de qualificação. Segundo ele, o conhecimento deve ser buscado permanentemente, mesmo em meio à rotina atribulada dos profissionais de enfermagem. "Muitas vezes sentimos o cansaço por estarmos tão cedo aqui, após um plantão noturno, para buscar a atualização. Mas apenas com conhecimento podemos seguir em frente com segurança, nos fortalecendo como profissionais", destacou. Na sequência teve início o curso sobre curativos, ministrado pela enfermeira RT do Hospital de Caridade do município, Taiana da Silva Ribas, acompanhada pelas enfermeiras Barbara Moreira e Haini Temp. O enfermeiro Luiz Antônio Lencina falou posteriormente sobre eletrocardiograma (ECG) e a enfermeira Magda Diogo Silveira fechou o evento tratando sobre segurança do paciente. 

O segundo evento do dia foi realizado à noite na Câmara Municipal da cidade. A audiência pública reuniu, além do presidente Ricardo Rivero, o deputado estadual Valdeci Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas, os presidentes da Feessers, ABEn-RS e Sindisaúde-RS, respectivamente Milton Kempfer, Terezinha Valduga e Gilmar França, além de representantes de diversas instituições de saúde de Alegrete e região. O principal objetivo das audiências é buscar o engakamento dos trabalhadores da enfermagem na luta pela regulamentação, fundamental para a valorização da maior categoria da saúde.