23/05/2013 - Coren-RS adere a Ginástica Laboral

O objetivo principal é a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores

Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4

O Coren-RS aderiu à Ginástica Laboral. O principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. Os gestores do órgão entendem que colaboradores motivados e satisfeitos prestam melhores serviços aos inscritos, melhorando o grau de satisfação de todos os envolvidos.
A Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos, realizada durante a jornada de trabalho, com duração média de 15 minutos, prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador e visando compensar os efeitos negativos que a atividade laborativa pode causar, resultando em benefícios para os funcionários e empresa. Seu objetivo é minimizar os impactos da rotina do trabalho. As principais melhorias observadas após a implementação do Programa são: a sua eficácia no combate ao índice de absenteísmo empresarial, melhora na disposição corporal e mental além da redução da rotatividade. As aulas de Ginástica Laboral consistem basicamente em um conjunto de exercícios de coordenação motora, fortalecimento muscular e respiratórios; alongamentos e flexibilidade; relaxamentos; orientação postural e ergonômica; dinâmicas ocupacionais; orientações preventivas referentes ao cuidado com o corpo.

Principais benefícios para os colaboradores:


A sensação de bem-estar proporcionada pela prática do exercício está ligada à liberação de endorfina, um neurotransmissor responsável por essa sensação e disposição. Os exercícios são leves, portanto não cansam o trabalhador, apenas lhe proporcionam maior vitalidade. A reeducação postural, ergonômica, a diminuição do sedentarismo e o aumento da flexibilidade colaboram para a redução significativa dos traumas causados pelo trabalho como a L.E.R. e a D.O.R.T. A diminuição da fadiga visual, corporal e mental, devido à pausa para os exercícios promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho, alivia o estresse e promove a saúde e maior consciência corporal. A Ginástica Laboral também possibilita uma melhor utilização das estruturas ósseas, muscular e articular, com maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico, reduzindo a sensação de fadiga ao final da jornada de trabalho.

Outros benefícios constatados:


·         Aumento da circulação sanguínea em nível da estrutura muscular;

·         Melhora a mobilidade, flexibilidade, coordenação, agilidade e resistência músculo articular;

·         Diminui inflamações e traumas;

·         Diminui a tensão muscular desnecessária;

·         Diminui o esforço na execução das tarefas diárias;

·         Facilita a adaptação ao posto de trabalho;

·         Melhora a condição do estado de saúde geral;

·         Diminui o risco de acidentes no trabalho;

·         Melhora a produtividade com menor desgaste físico;

·         Favorece a mudança da rotina;

·         Reforça a auto-estima;

·         Melhora a capacidade de concentração no trabalho;

·         Desperta o surgimento de novas lideranças;

·         Favorece o contato pessoal;

·         Promove a integração social;

·         Favorece o sentido de grupo;

·         Melhora o relacionamento.

·         Melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas.

·         Redução dos gastos com afastamentos e substituição de funcionários.

Saiba mais:

A Ginástica Laboral foi incluída no Acordo Coletivofirmado junto ao Sindicato (Sinsercon), demonstrando sua preocupação com a qualidade da prestação de serviços do Conselho a seus registrados e exaltando a importância do papel dos funcionários na produtividade e resolutividade do COREN/RS. O acompanhamento do programa será realizado através da formulação e análise dos índices de participação das aulas, índices de absenteísmo e doenças ocupacionais, além de relatórios com base nas análises perceptivas das aulas e pesquisas de satisfação do programa.Conforme esses dados forem sendo gerados e analisados, o programa sofrerá adaptações, ajustamento de metas e melhorias de acordo com o seu desenvolvimento, bem como uma verificação de sua expansão ou redução conforme demanda ou necessidade.

Texto: Fernanda Barth