27/05/2013 - Câmara técnica de Atenção e Saúde básica recebe Dra. Maíra Callef

Presidente do Femama e do Imama/RS veio ao Conselho para participar de reunião

Na tarde desta segunda-feira (27) a coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-RS, professora Flavia Beatriz Lange Hentschel e a conselheira e coordenadora da Câmara Técnica de Atenção e Saúde Básica, enfermeira Ana Rita Rossato, receberam na sede do Conselho a doutora Maira Callef, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à saúde da Mama (Femama) e do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). Também estiveram presentes na reunião a professora da Ulbra, enfermeira Liane Einloft, e a enfermeira e advogada Luciane Beiró Gonçalves.
O objetivo do encontro foi debater os diversos aspectos que norteiam a consulta de enfermagem do câncer de mama através da solicitação da mamografia por parte destes profissionais. A Câmara técnica de Atenção e Saúde Básica trabalha em processos administrativos que envolvem o tema, daí o convite para a reunião com a médica mastologista, que gerencia projetos de atenção básica com foco na saúde da mulher em Porto Alegre. Para Maíra, a força de trabalho da enfermagem frente à prescrição de exames de mamografia e o próprio exame de apalpação não pode ser ignorada. Segundo ela, existe carência de médicos no país, especialmente nos postos de saúde básica, o que baixa os índices de pedidos de exames como a mamografia. Observando esta análise, o enfermeiro, capacitado e amparado pela lei 7.498/86 e pela portaria GM 648/2006, pode e deve solicitar exames de mama para agilização do processo de encaminhamento das pacientes ao médico. 
A Câmara Técnica deverá elaborar seu parecer orientativo para as ações de profissionais de enfermagem na área dentro de 15 dias. Após a emissão do parecer, o mesmo é avaliado pela plenária para aprovação.