29/05/2013 - Santana do Livramento recebe a quinta edição do Multiplica Coren

Evento recebeu cerca de 140 profissionais de enfermagem da região

A quinta edição do projeto Multiplica Coren foi realizada nesta terça-feira (28), no município de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Cerca de 140 profissionais foram recebidos no evento, realizado no Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha, e que teve em sua programação quatro palestras escolhidas pelo público em pesquisas realizadas anteriormente na região.

O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, deu as boas vindas aos participantes e apresentou a estrutura funcional do Conselho, destacando a promoção da qualificação como objetivo principal do projeto. "Criamos o Multiplica e o Qualifica Coren com a proposta de descentralizar o conhecimento na área de Enfermagem. A qualificação continuada e acessível é essencial para que possamos exercer nossas atividades com qualidade e segurança", destacou.

Na sequência, o conselheiro Claudir Lopes tratou sobre Ética e Legislação, abordando os principais aspectos legais do exercício da Enfermagem e suas relações com a segurança do profissional e dos pacientes. Em seguida, o enfermeiro Luis Antonio Machado falou sobre eletrocardiograma e o enfermeiro Fernando Naciuk falou sobre pacientes dependentes químicos. O evento teve continuidade com a palestra sobre paradas respiratórias, ministrada pelos enfermeiros Gislaine Iribarren e conselheiro Abelardo Gomes. Durante a palestra os alunos realizaram atividades práticas de atendimento. Também participaram os enfermeiros locais Raquel e Anderson, além do do técnico de enfermagem Hildebrando Rodrigues, do enfermeiro da Santa Casa, Leonardo Antunes, e da assessora institucional do Coren-RS, Fatima Pagel.