06/06/2013 - Qualifica Coren-RS realizou duas capacitações nesta quinta-feira

Desbridamento de Ferida e Dimensionamento foram os temas das aulas

O Qualifica Coren desta semana realizou mais duas capacitações na sede do Conselho, em Porto Alegre. Durante a manhã, uma turma de 42 pessoas participou do curso sobre Desbridamento e à tarde, 31 profissionais de enfermagem estiveram no Curso Intensivo de Dimensionamento.

Com início às 9h o curso, voltado para enfermeiros, abordou os métodos de desbridamento e técnicas de limpeza e irrigação da ferida. Com uma fase teórica e uma fase prática, a aula possibilitou aos alunos que fizessem o desbridamento de feridas em um pé de porco. O curso foi ministrado pela professora e enfermeira Fernanda de Araújo Carneiro.

Já pela tarde, o tema abordado foi o Dimensionamento. A capacitação abordou a aplicação de ferramentas de gestão informatizada para dimensionar a equipe de enfermagem com base na Resolução Cofen nº 293/2004, que fixa e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares – nas unidades assistenciais das instituições de saúde e assemelhados.

O Sistema de Classificação de pacientes, a utilização de metodologia para cálculo de dimensionamento de pessoal para unidades de internação e unidades especiais e o emprego de planilhas eletrônicos do E-dimensionamento.

A aula foi ministrada pela enfermeira fiscal do Coren-RS, Daiana Cristine Cocconi, que respondeu perguntas específicas dos profissionais de diversas regiões do estado e apresentou exercícios práticos no Sistema.