19/06/2013 - Coren-RS visita instituições de saúde de Cambará do Sul

equipe do Conselho esteve na Secretaria de Saúde, UBS e Hospital São José

Prosseguindo na campanha de descentralização do Conselho a equipe do Coren-RS esteve hoje em visitas a todas as instituições de saúde de Cambará do Sul, divulgando as ações, novos projetos e distribuindo o livreto do Código de Ética e Legislação de Enfermagem. 

A visita começou pela Secretaria Municipal de Saúde de Cambará do Sul e pelo Posto de Saúde Central onde a equipe foi recebida pelo Diretor Municipal de Saúde, Alandioni Lima e pelas Técnicas de Enfermagem Sabrina Macedo e Vera Macedo. O Diretor salientou a importância da visita do Coren-RS e ressaltou que o município está passando por grandes transformações na área da saúde pois os prédios dos postos e do Hospital são todos novos, em reforma ou em fase de finalização e que irão se adequar a necessidade de ter enfermeiras nos postos e não apenas técnicas de enfermagem. As técnicas do Posto Central comentaram que se houver uma capacitação na região elas irão comparecer pois para quem mora em Cambará é muito difícil ir até Porto Alegre e voltar no mesmo dia.

A técnica Marion Simiano (na UBS Vila Santana), a técnica Renata da Silva Trindade (UBS Oswaldo Kroef) e a técnica Maria Menger (ESF Vila Unidos) salientaram que era a primeira vez que recebiam uma visita deste tipo do Coren. O mesmo foi destacado pela equipe do Hospital Municipal Fundação Hospitalar São José, enfermeira Mônica Finger, técnica Soraya Souza e técnica Rosa Duarte. Para a enfermeira Mônica a descentralização do Conselho é o diferencial que o Coren precisava. A técnica Rosa, que está a 6 anos no Hospital, salientou que era a primeira vez que via uma visita institucional, com a intenção de informar e esclarecer. O roteiro prossegue dias 20 e 21 de junho em Bom Jesus, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, São José dos Ausentes e Vacaria.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul criou esta campanha de divulgação do código de ética e da legislação por entender que além de ser uma obrigação do Conselho, a importância de se conhecer o código e a legislação não se restringe ao conhecimento técnico e acadêmico. Além de ser uma ferramenta de liberdade e empoderamento para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares, estas informações permitem que conheçam seus deveres, proibições e direitos e se posicionem de forma correta frente aos gestores de saúde.

Texto e fotos: Fernanda Barth