20/06/2013 - Coren-RS visita a categoria em Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus

Amanhã roteiro prossegue por Monte Alegre dos Campos e Vacaria

Hoje a descentralização do Coren-RS esteve nos municípios de Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus, divulgando as ações, novos projetos e distribuindo o livreto do Código de Ética e Legislação de Enfermagem. Os profissionais da região destacaram que nunca haviam recebido uma visita institucional do Conselho, mas que tem recebido o informativo do Coren e se atualizado no site, com novas informações.
Em Jaquirana a equipe esteve na Secretaria de Saúde conversando com a enfermeira Arlene Stumpf e as técnicas Anajara Silva e Laura Cardoso e as auxiliares Elisabete Fogaça e Maria Helena de Lucena. As profissionais destacaram a importância de conhecer a comunidade e de poder prestar serviços humanizados de saúde e que neste sentido os gestores municipais tem que conhecer também a legislação da enfermagem e estar em sintonia com o que ele determina. No Hospital Municipal Carlos Almonde de Andrade a técnica Suzete dos Santos comentou que tem acompanhado as ações do Conselho e que ficou feliz de receber a visita.
Na Secretaria de Saúde de São José dos Ausentes o enfermeiro Tiago Becker e a técnica Inêz Aparecida Valim contaram que a maior dificuldade do município no momento é a ausência de um médico, o que torna Vacaria e Bom Jesus as referências para o encaminhamento de pacientes. Em Bom Jesus o secretário de saúde Júlio Nagib Tessari, a enfermeira Mariese Grazziotin, os técnicos Fernando Lopes da Silva, Celi Bochi, Jucemara Scopel e a auxiliar Célia da Silva receberam a equipe do Conselho e dividiram que a valorização dos profissionais da saúde é prioridade e que não podemos deixar de ter como objetivo a regulamentação da carga horária e o piso salarial digno. A equipe do Conselho lembrou que apesar destas questões serem trabalhistas da alçada do sindicato, o Coren-RS está ativamente nestas lutas pois elas também são causa da sobrecarga de trabalho, do stress e interferem na segurança do paciente e do profissional - temas da alçada do Conselho. No Hospital da ISEV o enfermeiro Vanderlei da Fonseca e as técnicas de enfermagem Valéria Ramos, Juliana Pinto e Cleusa da Rosa puderam conhecer mais sobre a fiscalização orientativa, o incentivo a qualificação e o apoio aos profissionais da saúde, que são marca desta gestão. Amanhã o roteiro continua por  Monte Alegre dos Campos e Vacaria.

Texto e foto: Fernanda Barth