25/06/2013 - Coren-RS visita instituições de saúde em Vacaria



Prosseguindo na campanha de descentralização do Conselho a equipe do Coren-RS esteve dia 21 de junho em visitas as instituições de saúde de Vacaria, divulgando as ações, novos projetos e distribuindo o livreto do Código de Ética e Legislação de Enfermagem. 

A visita começou pela Secretaria Municipal de Saúde, onde a equipe foi recebida pela Secretária Angelita Hermann e pelas enfermeiras Tatiana Scariot, Deise Fermiano e Rosana Nerf. Foi destacada a importância de se realizar uma Qualifica em Vacaria para os municípios da região. A data ficou de ser estabelecida mas já foi formada uma comissão para determinar quais as prioridades de qualificação da região. A Comissão é formada por representantes da Secretaria de Saúde, da Universidade (UCS), do Curso Técnico Bom Jesus e do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. A seguira a Secretária de Saúde acompanhou a equipe em visita a Estratégia Saúde da Família Maria Boeira Jacoby na Cohab e na UBS Kennedy. Na sinstituições a equipe teve a oportunidade de ouviar as profissinais da enfermagem e anotar suas preocupações e demandas para trazer ao Conselho.

No Hospital Nossa Senhora da Oliveira a equipe do Coren-RS foi recebida e acompanhada pela enfermeira Fernanda Boamar, que contou que o Hospital está em fase de adaptação para cumprir as determinações apontadas pela Fiscalização do Conselho que esteve lá no mês de maio. A instituição tem o prazo de 90 dias para alcançar as metas. Para a enfermeira Fernanda a visita orientativa da fiscalização do Coren foi muito importante para a instituição, fortalecendo a categoria e apontando novos caminhos para a administração do Hospital, o que trará benefícios para os profissionais da saúde e, principalmente, para a segurança e melhoria na qualidade de atendimento ao paciente.

Texto e fotos: Fernanda Barth